Tradição da matança do porco na ARCA

No dia 27 de janeiro, mais de uma centena de sócios, amigos e entidades passaram, ao longo do dia, pela Associação Recreativa da Cabeça Alta – ARCA, na freguesia do Seixo de Gatões, para participar nos diversos momentos da reconstituição da matança do porco à moda antiga.
O presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, acompanhado de Diana Andrade, chefe do Gabinete do Presidente da Câmara, esteve à conversa com presidente da direção da ARCA e, ao presenciar o início da preparação do jantar, aproveitou o momento para elogiar “o dinamismo e o trabalho da associação”.
Para o dirigente da ARCA, Silvino Madaleno, “este é sempre um dia de convívio em que pretendemos honrar a nossa memória e mostrar a quem nos visita como era a vida nas nossas aldeias antigamente”.
O dia começou bem cedo com o “café da panela com beiloses”, com as “águas de aquecimento intensivo “, com o “bacalhau assado de pé” e com as “febras e miudezas”, seguindo-se o almoço, os “aguaceiros”, o “cozido da matança” e os “caldos”, terminando com o “arroz de pica no chão”.
Dando continuidade à tradição, a organização voltou a disponibilizar o serviço de carro-de-mão ao domicílio, em que, de forma gratuita, são confortavelmente transportados até suas casas os convivas que apresentem sintomas adversos provocados pelas “águas de aquecimento intensivo”.