Freguesia de Santo Varão com Quartel Aberto

No dia 17 de fevereiro, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho (AHBVMV) realizou, na freguesia de Santo Varão, mais um Quartel Aberto.
Na iniciativa integrada no programa comemorativo do 86º aniversário da AHBVMV, Nuno Rasteiro, presidente da direção da AHBVMV lembrou “que estas ações são importantes também para tranquilizar as pessoas e mostrar que os bombeiros estão equipados para intervir, se necessário”, bem como sublinhou: “Os bombeiros existem para servir, mas também precisam das pessoas, ou seja, precisamos uns dos outros para crescer em melhores condições de segurança”.
De igual modo, Joaquim Carraco, comandante dos Bombeiros Voluntários, referiu: “Esta é uma atividade de proximidade e que quer mostrar às populações os nossos meios e, ao mesmo tempo, dar a oportunidade à população de conhecer e de conviver com os elementos da corporação”.
Durante a manhã, a exposição de meios esteve junto à ponte sobre o Rio Mondego, à entrada da freguesia. Após o do almoço de convívio, no polidesportivo do CRP de Formoselha, a iniciativa continuou junto às urbanizações.
“Agrada-nos muito ter estas forças junto da população e são sempre muito bem-vindas”, começou por referir o presidente da Junta de Freguesia de Santo Varão, João Girão.
Ao agradecer o apoio do CRP de Formoselha e de Manuel Fernandes, na preparação do almoço, João Girão aproveitou o momento para voltar a mostrar que não esquece a sua ambição: “Mais uma vez, voltei a pedir para que seja instalada a 5ª Secção do Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho na freguesia de Santo Varão”.
Com palavras de agradecimento à Junta de Freguesia de Santo Varão e à AHBVMV, a vereadora Paula Rama saudou a iniciativa dos bombeiros “por privilegiarem o encontro com a população e por não se fecharem sobre si mesmos”.
“Quero agradecer o convite da Junta de Freguesia à Câmara Municipal para estar presente, elogiar também o trabalho da Junta de Freguesia que possibilitou a vinda dos bombeiros e deixar uma palavra de reconhecimento para todos os elementos do corpo de bombeiros, comando e direção pelo excelente trabalho que têm vindo a realizar. Quero deixar, igualmente, um cumprimento muito especial para os jovens elementos da Escola de Infantes e Cadetes e aos bombeiros que viram as suas competências certificadas no âmbito do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Profissionais (RVCC)”, reforçou.
Com a atividade operacional do corpo dos bombeiros a ser desenvolvida a partir da freguesia de Santo Varão, o Quartel Aberto contou com a presença de cerca de 50 elementos, entre operacionais do corpo de bombeiros e de elementos da Escola de Infantes e Cadetes, tendo estado presentes 9 meios – uma autoescada, dois veículos de combate a incêndios, um veículo de salvamento e desencarceramento, duas ambulâncias de socorro, dois veículos de transporte de pessoal e uma embarcação de socorro.

Bombeiros com mais certificação
À margem do Quartel Aberto, o Centro Cultural de Santo Varão acolheu, ao longo do dia, a Sessão de Júri de Certificação Profissional - Técnico/a de Proteção Civil (nível de qualificação IV).
A ação foi acompanhada pelo presidente da Junta de Freguesia de Santo Varão, João Girão, e pelo Coordenador do Centro Qualifica Profiforma, Nuno Santos, e o Júri de Certificação foi constituído por:  Alexandra Lopes, técnica de ORVC, Luís Silva, formador que acompanhou o processo de RVCC, Sónia Antunes e Vasco Melo, formadores externos com competência na área de Certificação, Carlos Carecho, representante do Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais, e Joaquim Carraco, comandante dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho.
Assim, Rui Couceiro, Rodrigo Nobre, Célia Silva, Daniel Fernandes e Paulo Matos, dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, e Nuno Maltez, dos Bombeiros Municipais da Figueira Foz, viram reconhecidas as suas competências.
A sessão foi realizada pelo Centro Qualifica Profiforma e o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Profissionais (RVCC) não teve quaisquer custos para os candidatos. O processo de RVCC decorreu no âmbito da Qualificação 861264 - Técnico/a de Proteção Civil integrado na Área de Formação 861 - Proteção de Pessoas e Bens foi cofinanciado pelo Programa Operacional Capital Humano (POCH) e pelo Fundo Social Europeu (FSE) tendo como Organismo Intermédio a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional.
A programação do 86º Aniversário da AHBVMV iniciou-se, no sábado, dia 10 de fevereiro, o Torneio de Futebol Comandante Ernesto Crespim, assim denominado em honra do primeiro comandante do corpo de bombeiros, tendo sido organizado pela Juvebombeiro de Montemor-o-Velho.
As comemorações decorrem até dia 25 de fevereiro, dia da Sessão Solene de Aniversário.