VI Festival das Sopas - Provas e Comes animou Santo Varão

No dia 18 de fevereiro, o Centro Beira Mondego (CBM) em Santo Varão encheu-se de sabor a tradição e fez as delícias dos cerca de 180 comensais que marcaram presença na 6ª edição do Festival das Sopas - Provas e Comes do Rancho Folclórico do CBM – Santo Varão.
Ao dar as boas-vindas “às entidades e as todos os presentes”, Pedro Santos, coordenador da formação santovaronense, desejou que o evento possa ser mais um excelente momento de convívio e deixou palavras de agradecimento “a todos os componentes e aos amigos do grupo que, pela primeira vez, ajudaram na preparação das sopas”.
Com o intuito de continuar a preparar iniciativas que mostrem os sabores tradicionais, Pedro Santos explicou que o festival “continua a ser uma forma de ajudar a angariar verbas para a atividade regular”, bem como revelou: “A par das sopas temos também petiscos e doces, bem como os participantes podem adquirir morcelas ou jeropiga feitas pelo grupo”.
“Este ano, o tempo ajudou e realizámos a atividade no exterior do CBM e, nas sopas, a novidade foram as sopas fervidas”, concluiu.
Satisfeito por se estar perante “um evento que dinamiza a freguesia”, o presidente da Junta de Freguesia de Santo Varão, João Girão, congratulou-se “pelo festival continuar a crescer e atrair cada vez mais público”.
De igual modo, a vereadora Paula Rama fez questão de elogiar “o dinamismo do Rancho Folclórico do CBM – Santo Varão e do CBM na divulgação da excelência da gastronomia da freguesia e do concelho”.
“A qualidade demonstrada no VI Festival das Sopas - Provas e Comes é um bom e delicioso indício daquilo que poderemos vir a encontrar na tasquinha do CBM no Festival do Arroz e da Lampreia, que vai decorrer em Montemor-o-Velho, de 2 a 11 de março”.
Sopa de almeirões, à lavrador, de peixe, de nabos com feijão frade, à pastor, de feijão com massa, de castanha, de grão, da pedra, caldo verde, canja e sopas fervidas foram as saborosas propostas gastronómicas preparadas pela organização e que fizeram as delícias dos participantes.