Montemor-o-Velho com ação ambiental para automobilistas

No dia 3 de março, ao longo do dia, os automobilistas foram surpreendidos com a abordagem de duas divertidas personagens - uma multa e uma beata de cigarro em tamanho gigante – enquanto abasteciam as viaturas no posto Alves Bandeira, em Montemor-o-Velho.
Numa parceira entre a Câmara Municipal e a Suma, a ação, feita em estreita interação com os automobilistas, teve por objetivo sensibilizar para a adoção de “boas maneiras” ao volante, nomeadamente com o uso que é dado aos pequenos lixos produzidos durante o trajeto automóvel.
O presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, acompanhado do vice-presidente José Veríssimo, e da coordenadora da Unidade de Ambiente, Catarina Costa, fez questão de marcar presença na iniciativa e frisou: “Continuamos, com empenho, a desenvolver ações que possam contribuir para a melhoria do meio ambiente e que incentivem à adoção de comportamentos que beneficiem não só o ambiente, mas também a vida em comunidade”.
Sob o mote “A estrada só é um perigo quando é mal frequentada!”, a multa e beata de cigarro, com muito humor, falaram de assuntos sérios e lembraram: “Atirar objetos para o exterior do veículo é uma infração sancionada com uma coima entre os 60 e os 300 euros”.
“A janela do carro não é uma tampa do caixote do lixo”, “o lixo lançado para fora do carro pode causar acidentes” ou “o lixo lançado fica no chão, suja a nossa terra e entope as sargetas” foram algumas das afirmações que as personagens insistiram em lembrar aos automobilistas e acompanhantes.
Ao longo do dia, multa e beata de cigarro ofereceram também aos automobilistas um saco especialmente preparado para a colocação de resíduos, a ser colocado junto da manete das mudanças.
A iniciativa contou também com a colaboração da ADA – Associação Diogo de Azambuja. As alunas Melissa Jesus, Jéssica Pessoa, Filipa Morgado