Dia Mundial da Árvore assinalado em Montemor-o-Velho

No dia 21 de março, a Câmara Municipal, através do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), assinalou o Dia Mundial da Árvore com diversas ações de sensibilização junto da comunidade escolar do concelho.
Ao longo do dia, o tecido escolar público e privado, abrangendo um total de 2471 alunos, recebeu material de sensibilização e espécies arbustivas e arbóreas para plantar nos estabelecimentos de ensino.
O adjunto do Presidente da Câmara Municipal, Rui Santos, marcou presença em alguns dos momentos e recordou aos mais novos “a importância de proteger e defender as árvores e a floresta”.
“A vossa escola está ainda mais bonita e, a partir de agora, têm mais um pretexto para ajudarem o meio ambiente. As árvores devem ser cuidadas e tratadas como se fosse um novo amigo que chegou à escola”, referiu.
Medronheiros, oliveiras, mirtilos e marmeleiros foram algumas das espécies que foram distribuídas pelos jardins-de-infância, pelas escolas do 1º, 2º e 3º ciclos, escola secundária, escolas profissionais, Unidade Funcional de Montemor-o-Velho da APPACDM de Coimbra, Associação Fernão Mendes Pinto, Compasso Lírico, Fundação Bissaya Barreto - Casa da Criança Maria Leonor Anjos Diniz e Ninho da Luz.
Na Escola Básica e Secundária de Montemor-o-Velho, os alunos do 5º e 6º anos, tiveram a oportunidade de ficar a saber mais sobre o trabalho do SMPC e estiveram também à conversa com elementos da equipa de Sapadores Florestais.
Em Arazede, em articulação com a junta de freguesia, foram plantadas árvores no Parque Verde do Mato Povo e na Escola Básica de Arazede.
O Dia Mundial da Árvore chegou também ao Parque Verde da Ereira e à Escola Básica Integrada de Pereira.
À margem da iniciativa, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, sublinhou: “A preparação de ações junto da comunidade escolar é fundamental para despertar nos mais jovens a importância para se cuidar do meio ambiente e da natureza, mas também para fazer chegar a mensagem aos seus familiares. Com o contributo de todos podemos corrigir, por exemplo, os comportamentos de risco associados aos incêndios florestais, bem como caminhar para uma melhor qualidade de vida”.
As comemorações do Dia Mundial da Árvore ficam concluídas na próxima sexta-feira, dia 23, às 10h30m, na Escola Básica Dr. José dos Santos Bessa, na Carapinheira.