Igreja de Santa Maria da Alcáçova recebeu concerto do Quarteto de Cordas da GNR

No dia 2 de junho, a Igreja de Santa Maria da Alcáçova, no Castelo, engalanou-se para receber o Quarteto de Cordas da Guarda Nacional Republicana (GNR).
A iniciativa, integrada no programa comemorativo do Dia da Unidade do Comando Territorial de Coimbra da GNR, que decorre entre 1 e 3 de junho, em Montemor-o-Velho, encantou o muito público presente.
O Guarda Ricardo Ribeiro (1º. Violino), O Cabo Daniel Canelas (2º. Violino), o Guarda João Barata (na viola) e o 1º Sargento Sérgio Pliz (no violoncelo) interpretaram o Divertimento nº1 e o Divertimento nº2 de Mozart, ambos com três andamentos, a Aria, de Bach e, extra concerto, brindaram a audiência também com uma obra de Bach: Arioso.
À margem do concerto, o vereador Décio Matias, acompanhado do Coronel Carlos Tomás, comandante do Comando Territorial de Coimbra da GNR, elogiou o excelente momento cultural, assim como se congratulou com a qualidade artística apresentada.
Conforme descrito no programa do concerto, recorda-se que “o Quarteto de Cordas da Guarda Nacional Republicana é uma formação oriunda da Orquestra de Câmara da GNR, inserida na Subunidade Banda de Música e Fanfarra estando na dependência da Unidade de Segurança e Honras de Estado. A sua área de ação está direcionada para atividades no âmbito do Protocolo de Estado, de divulgação da GNR, ou a convite das mais variadas entidades”.
O programa do segundo dia, contou, igualmente, com a celebração de uma missa presidida pelo Capelão da GNR, o Tenente Santiago. A cerimónia religiosa decorreu, durante a tarde, na Igreja de Santa Maria da Alcáçova,
Amanhã, domingo, dia 3, as cerimónias comemorativas do Dia da Unidade descem até ao Largo da Feira, na Vila de Montemor-o-Velho. A partir das 10h30, o programa que concentra diversos momentos formais e protocolares encerra com chave de ouro: o desfile das Forças em Parada onde também irá participar um Pelotão Infantil, constituído por 15 crianças da Escola Básica do 1º Ciclo da Carapinheira, do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho.
A entrada é livre.

Programa:
Largo da Feira | Montemor-o-Velho

Cerimónia militar
10H30 - Receção das Entidades;
10H40 - Formatura pronta;
11H00 - Início da Cerimónia Militar:
Apresentação das Forças em Parada à Alta Entidade que preside;
Revista às Forças em Parada
Integração do Estandarte Nacional
Alocução pelo Comandante da Unidade
Alocução pela Alta Entidade
Imposição de condecorações
Homenagem aos militares mortos
Desfile das Forças em Parada

Forças em desfile:
Companhia de Infantaria
Destacamento de Intervenção
Pelotão de Intervenção
Secção Cinotécnica
Secção de Patrulhamento Ciclo
Pelotão Motorizado
Viaturas e Motos de Patrulhamento Rodoviário e Urbano
Proteção da Natureza e Ambiente
Recolha de Vestígios e Provas Periciais
Viatura Tática de Intervenção e Ordem Pública
Esquadra de Cavalaria
Desfilará ainda um Pelotão infantil, constituído por 15 crianças da Escola Básica do 1º Ciclo da Carapinheira, do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho.