“Teares do Mondego” foram recebidos na Câmara Municipal

“Vocês foram brilhantes e a vossa prestação impressionou as pessoas que ficaram fascinadas com a vossa ideia, o modo como apresentaram os produtos, e pela união e a alegria que demonstraram”, avançou, com orgulho, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, na receção aos alunos e alunas do 6ºD, da Escola Básica e Secundária de Montemor-o-Velho, no dia 6 de junho, nos Paços do Concelho.
Ao referir a “alegria e comoção por terem ganho” o primeiro lugar, o autarca montemorense sublinhou: “É com muito gosto que vos recebo no Salão Nobre, um espaço onde recebemos as altas individualidades e vocês representaram o concelho ao mais alto nível”.
Na cerimónia que contou também com a presença da chefe do Gabinete do Presidente da Câmara Municipal, Diana Andrade, dos presidentes da Junta de Freguesia de Santo Varão e Meãs do Campo, respetivamente, João Girão e Paulo Rama, técnicos da autarquia montemorense, e de pais e encarregados de educação, Emílio Torrão destacou ainda a capacidade dos alunos e alunas terem conseguido associar a escola com o tecido empresarial, bem como destacou o envolvimento dos familiares e a dedicação dos professores, mostrando que “se pode aprender a brincar e que a brincar se podem fazer coisas sérias”.
Na ocasião, a professora responsável pelo projeto “Teares do Mondego, Ana Filomena Jacob, acompanhada pelo professor de Educação Musical, António Cordeiro, reiterou os agradecimentos a todos os envolvidos no projeto e, com algum humor e emoção à mistura, referiu: “Quero agradecer aos alunos e às alunas pelo tempo que se portaram bem”.
A iniciativa integrou diversas disciplinas e, na de Educação Musical, foi desenvolvido um novo conceito musical através do som e do ritmo proporcionado pelos teares: a tecemúsica.
Recorda-se que a turma do 6ª D venceu com o projeto “Teares do Mondego” na final intermunicipal do programa de empreendedorismo nas escolas da região de Coimbra dirigido ao 2º ciclo, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) e que decorreu em Condeixa-a-Nova, no dia 26 de maio.
O projeto “Teares do Mondego” desenvolveu ainda diversas parcerias - Escola de Tecelagem da LACAM EnTeadas, Carlo Visconti, Cavalinho, Best Shoes, Stoffus, e as modistas Fátima Reis e Gracinda Lopes – que permitiram colocar em prática as ideias de criar vestidos de noiva, uniformes, objetos de decoração, sapatos com tecido de cabedal produzido artesanalmente, carteiras e até um original casaco para oferecer ao apresentador de televisão Manuel Luís Goucha.
A iniciativa dos alunos e das alunas também tece afetos e solidariedade, por isso, a receita da venda de produtos vai continuar a apoiar jovens estudantes de Soga, na Guiné Bissau, com bolsas de estudo.
O projeto “Teares do Mondego” contou com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho e da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho.