Escola Básica de Arazede celebrou 25 anos

No dia 15 de junho, a cultura, a solidariedade, a música, a poesia, a tradição, o convívio e a partilha tomaram conta da Escola Básica de Arazede e tornaram a comemoração dos 25 anos da escola um momento ainda mais especial.
Na sessão de abertura, António Joaquim, diretor do AEMOV – Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, ao aludir ao deus romano Jano, “o deus das passagens e de todos os começos”, aproveitou para recordar as datas importantes da escola desde a sua inauguração em 1993, os diversos conselhos executivos e referiu: “A escola acompanhou a educação em Portugal, no concelho e na freguesia”.
Com cerca de 218 alunos inscritos atualmente, António Joaquim mostrou-se otimista em relação ao futuro da escola e reforçou: “A educação em Arazede esteve muito bem servida e estará muito bem servida”.
“Arazede e o Município construíram esta escola, mas nós, Escola, estamos a construir a freguesia e o concelho e temos muito orgulho nisso”, asseverou.
De igual modo, o presidente da Junta de Freguesia de Arazede, Eusébio Campos, deu os parabéns aos professores “que fazem um trabalho fantástico e de grande sacrifício”, assim como deixou um agradecimento especial à Câmara Municipal “pela envolvência especial que tem no ensino e naquilo que quer ser diferenciador para o concelho continuar a ter excelentes alunos, pais envolvidos e uma população que se reveja no professor e no ensino da nossa freguesia e do nosso concelho”.
Ao fazer questão de deixar “um elogio e um agradecimento muito grande a todos os pais que têm a coragem de manterem os filhos nesta escola, que acreditam nestes professores e que acreditam neste estabelecimento de ensino”, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, acompanhado do adjunto Rui Santos, lembrou a importância da Escola Básica de Arazede e o seu contributo para a formação de alunos de mérito e reiterou: “Eu acredito na escola pública”.
O edil montemorense aproveitou ainda para saudar o trabalho do corpo docente e da direção, bem como sublinhou: “Nós temos investido na escola pública e, por isso, tudo fazemos para que os nossos meninos e meninas possam ter uma melhor carreira na educação e nas nossas escolas”.
No momento, Emílio Torrão, desvendou também algumas medidas que vão ser implementas de modo as que os alunos e as alunas “possam estar de entre os melhores do país e que possam honrar e levar bem alto o nome de Arazede e do concelho”.
A festa, que contou com o envolvimento da comunidade escolar e de associações da freguesia, prosseguiu com o descerramento um elemento escultórico alusivo aos 25 anos e com os “parabéns a você”.
A par das diversas atuações dos alunos, com momentos de poesia, música e dança, as bodas de prata da Escola Básica de Arazede tiveram ainda as atuações do Ensemble da Saxofones da AMA, do grupo de dança “As Traquinas”, do Grupo de Música e Cantares “Alegria do Zambujeiro”, do Rancho Folclórico “Camélias da Gândara”, bem como esteve disponível uma área dedicada ao artesanato e um espaço de “comes e bebes”.