Folclore e Etnografia encantaram Vila de Pereira

O Grupo Folclórico da Vila de Pereira voltou a proporcionar uma viagem inesquecível ao mundo do folclore e da etnografia com a realização do Festival Nacional (47ª edição) e Internacional da Folclore, no dia 7 de julho, na Vila de Pereira.Na sessão de boas-vindas, que decorreu no Celeiro dos Duques de Aveiro, Jorge Ferreira, coordenador da secção folclore Associação Desportiva Cultural e Recreativa (ADCR) de Pereira, deixou palavras de agradecimento aos grupos e instituições presentes e, ao apresentar um agradecimento especial a Maria de Lurdes Oliveira, produtora de queijadas, referiu: “Este festival vai ter algumas novidades. Nunca tivemos a Queijada de Pereira a ser feita ao vivo num festival de folclore e, por isso, espero que possam ver como é feita e que a provem”.Na ocasião, a vereadora Paula Rama desejou “os melhores êxitos ao festival” e que possa ser “um momento em que os grupos participantes partilham as suas danças e a sua cultura”.À margem da sessão de boas-vindas, Paula Rama destacou ainda a importância dos festivais de folclore na “preservação da memória e identidade do território”, bem como assinalou “o trabalho de excelência do Grupo Folclórico da Vila de Pereira”.Após o desfile pela zona histórica da vila, o Festival de Folclore da Vila de Pereira, que contou com as atuações do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Fermentões – Baixo Minho, do Grupo Etnográfico Santa Maria de Negrelos – Região Entre Douro e Minho, do Rancho Folclórico Tá-Mar da Nazaré – Alta Estremadura, do Grupo Folclórico da Vila de Pereira – Baixo Mondego e do The Trachtengruppe Dudingen – Suiça, tomou conta do Jardim da Vila e encantou o muito público presente.