Sessão Solene do Feriado Municipal | Montemor-o-Velho de olhos postos na inovação e no futuro

No dia 8 de setembro, Montemor-o-Velho assinalou o feriado municipal com uma sessão solene com enfoque na Cultura, Educação e Ação Social: Bolsas de Estudo por Excelência; e na distinção de individualidades nas áreas da Cultura, Social, Benemerência, Humanitária e Autárquica.
Fernando Ramos, presidente da Assembleia Municipal de Montemor-o-Velho, teve a honra de presidir ao momento solene e, com alguma emoção à mistura, referiu: “Faz hoje um ano que elogiei o primeiro-ministro, António Costa, porque tratando-se de vésperas de eleições autárquicas tinha dado instruções para que nenhum membro do Governo presidisse, nesse período, a sessões solenes. Este ano, o senhor Presidente da Câmara ao ter optado por não convidar nenhum membro do Governo e ter-me destinado essa nobre honrosa tarefa é algo que não irei esquecer e é algo que na minha vida nunca julguei fazer”.
“Este lugar é seu e devia ser o Presidente de Câmara a presidir esta Sessão Solene e, por isso, o meu muito obrigado”, reforçou.
Na sessão que contou igualmente com a presença de Luiz Carlos Setim, presidente do Comité de Geminações de S. José dos Pinhais (Brasil) e de uma comitiva que o acompanha em mais uma visita a Montemor-o-Velho, Fernando Ramos deixou-lhes palavras de elogio e reconhecimento.
Na ocasião, o Presidente da Assembleia Municipal fez questão de realçar a atividade do município e sublinhou: “Não é vulgar, hoje, um Presidente de Câmara apostar deliberadamente na inovação e na investigação, e por conseguir mobilizar os trabalhadores”.
De igual modo, Luíz Carlos Setim, referiu: “É uma alegria muito grande virmos a Montemor-o-Velho nesta magna data. Durante todos esses anos tivemos a satisfação de termos comitivas aqui presentes”.
Com palavras de elogio à atuação municipal, reforçou: “Aquele que pensa na Educação, pensa no Futuro”.
Na primeira intervenção no Feriado Municipal do novo mandato autárquico, o Presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, lembrou “uma disputa eleitoral, que decorreu com grande elevação, espírito democrático e onde foi afirmado, de forma inequívoca, clara e muito consciente, por todos os eleitores, qual o projeto que pretendiam ver implementado” e aproveitou para lembrar a obra feita, desvendar alguns projetos em curso e traçar uma visão de futuro para o concelho.
“O futuro não se adivinha! Mas podemos influenciar o futuro e construir caminhos seguros e fortes para dar mais futuro a esta terra”, reforçou.
Visivelmente satisfeito e orgulhoso por presidir a um “Município em movimento, com vida própria, com uma constante e permanente dinâmica”, Emílio Torrão reforçou: “Montemor-o-Velho está no mapa do mundo e recomenda-se”!
Na sessão solene, a par da entrega das bolsas estudo de excelência, foram entregues medalhas de honra do Município a Pedro Machado e a Fernando Pimenta, a medalha de mérito municipal dedicação a Gorete Diogo, por 25 anos de serviço na autarquia montemorense, e medalhas de mérito de municipal benemerência, cultural, humanitário, social e autárquico.

Medalhas de Honra do Município:
• Fernando Ismael Fernandes Pimenta – recebeu o atleta de paraciclismo Telmo Pinão
• Pedro Manuel Monteiro Machado

Medalhas de Mérito Municipal:
• Medalha de Mérito Municipal Benemerência a Manuel Teixeira Marques Veríssimo, da Freguesia de Arazede.
• Medalha de Mérito Municipal Cultural a José Carlos Simões Rama Monteiro (a título póstumo), da Freguesia de Carapinheira – recebeu o Presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira
• Medalha de Mérito Municipal Cultural a Alcides Ferreira Costa, da Freguesia de Ereira.
• Medalha de Mérito Municipal Humanitário a Manuel Maria de Oliveira Ângelo, da Freguesia de Liceia.
• Medalha de Mérito Municipal Cultural a Arnaldo Carapeto Ferreira, da Freguesia de Meãs do Campo.
• Medalha de Mérito Municipal Cultural a José de Almeida Sousa, da Freguesia de Pereira.
• Medalha de Mérito Municipal Cultural a Maria da Estrela Ferreira Girão Pereira Pimentel, da Freguesia de Santo Varão.
• Medalha de Mérito Municipal Cultural a António Mendes de Sousa, da Freguesia de Seixo de Gatões.
• Medalha de Mérito Municipal Social a Casa do Povo de Tentúgal, da Freguesia de Tentúgal.
• Medalha de Mérito Municipal Cultural a José de Jesus Simões Coutinho, da União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca.
• Medalha de Mérito Municipal Autárquico a Manuel Marques Carraco dos Reis, da União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões.

Medalha de Mérito e Dedicação:
• Medalha de Mérito e Dedicação a Maria Gorete da Costa Diogo por ter completado 25 anos de serviço nesta Autarquia.

Bolsas por Excelência:
2.º Ciclo | Mariana Rama Aveiro, Maria Leonor Brites Salgado, Ana Júlia Brites Salgado, Catarina Filipe Carvalho Meco Batista
3º Ciclo | Carolina Maurício Forte, Miguel Diogo Rodrigues, Constança Daniela Maia de Jesus
Ensino Secundário | Beatriz Rama Moreira, Duarte Nuno Pratas dos Santos
Ensino Superior | Débora Tatiana de Sousa Mena, Inês Ferreira Munhoz