Munda Lusófono” com arte, música, partilha, pedagogia e património

O “Munda Lusófono - Encontro Literário de Montemor-o-Velho” voltou a ser um espaço de promoção da cultura e da língua portuguesa. No dia 27 de outubro, arte, música, partilha, pedagogia e património estiveram em destaque em Montemor-o-Velho e os diversos momentos surpreenderam as dezenas de participantes.
Na sessão de boas-vindas, na BMAD – Biblioteca Municipal Afonso Duarte, o vice-presidente da Câmara Municipal, José Veríssimo, deixou um cumprimento especial aos participantes na iniciativa e, ao desejar “que seja mais um encontro cultural cheio de significado”, congratulou-se pela realização “de um evento que continua a promover a lusofonia”.
“É com um grande gosto que o Município de Montemor-o-Velho continuar a dar voz ao Munda Lusófono e a promover um espaço de debate, partilha e descoberta”, reforçou.
O momento de celebração cultural iniciou-se sob o olhar feminino. Com moderação de Olga Cavaleiro, presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, realizou-se uma tertúlia com Olinda Beja (escritora e contadora de histórias – São Tomé e Príncipe) e Isabel Machado (escritora - Portugal).
Antes dos participantes subirem ao castelo para assistirem às “Trovas Lusófonas”, uma visita noturna ao castelo com encenação do Grupo de Teatro Curral da Mula, da Casa do Povo de Abrunheira (CPA), decorreu o momento “Palavras da Terra de Longe – Sons de São Tomé e Príncipe”, com voz /performance de Olinda Beja e voz/ música de Filipe Santos.
Por instantes, o Munda Lusófono deu lugar ao Castelo de Literatura e a fortaleza muralhada foi tomada de assalto pela poesia, pela arte e pela pedagogia.
Guiados por Afonso Duarte, os participantes ficaram a saber mais sobre a sua poesia, mas também sobre a sua obra pedagógica.
A possibilidade de estar à conversa com Varela Pècurto, reputado fotógrafo que conviveu e registou algumas das imagens de Afonso Duarte, e um apontamento musical protagonizado por Milu Mourão (voz) e José Manuel Rodrigues (viola) foram também algumas das surpresas da visita noturna preparadas pelo Grupo de Teatro Curral da Mula, da CPA.
O “Munda Lusófono - Encontro Literário de Montemor-o-Velho” ficou concluído com um animado lanche-convívio de encerramento.