1ª revisão do PDM de Montemor aprovada em reunião de Câmara

O relatório de ponderação da discussão pública e o plano da 1ª revisão do PDM de Montemor-o-Velho foram, na manhã de segunda-feira, dia 8 de junho, aprovados por unanimidade em reunião do executivo.

"Este é o fim de um longo processo de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) do concelho. É o culminar de muitos anos de trabalho que vai consolidar uma política moderna e conscientemente virada para os munícipes e para a melhoria da qualidade de vida. Quero, por isso, agradecer à equipa e aos trabalhadores envolvidos neste processo complexo e muito delicado." As palavras são de Emílio Torrão que salientou ainda o facto do resultado final refletir "inúmeras melhorias para a maioria da população concelhia", apesar das "condicionantes impostas por entidades externas à Autarquia". De acordo com o edil, foram introduzidos "bastantes elementos novos de elementar justiça", tendo "muitas das reclamações feitas no período de discussão pública" sido atendidas "com o empenhamento pessoal do executivo e da chefe de divisão". "Só ficaram de fora aquelas que eram, de todo, improváveis de viabilizar", assegurou. Emílio Torrão afirmou ainda uma "vontade expressa para que se continue a pugnar pelas pequenas alterações, de modo a minimizar e eliminar algumas injustiças que possam ainda subsistir".

Abel Girão, da bancada da coligação "Mais por Montemor", do PPD-PSD/CDS-PP, recordou que "o processo se iniciou em 2003, com algumas vicissitudes", tendo sido retomado em 2011. "Quatro anos depois aqui estamos, o que demonstra que, havendo vontade política e uma equipa eficaz, tudo se faz", acrescentou.

Apesar da "complexidade" da matéria, Jorge Camarneiro acredita que "este PDM é bastante melhor que o anterior", havendo ainda "questões a que não foi possível atender dado o parco tempo para as desenvolver", o que deixa uma "oportunidade de continuar este trabalho". O vereador da CDU rematou que espera que "este PDM seja mais amigo da fixação de pessoas e investimento do que o anterior".

Recorde-se que, na sequência do deliberado em reunião de Câmara de 23 de março, de 8 de abril a 7 de maio decorreu o período de discussão pública da 1ª revisão do PDM de Montemor-o-Velho, momento em que os interessados puderam intervir de forma mais efetiva, contribuindo para o procedimento de planeamento, tendo sido apresentadas 57 participações, cujos resultados foram objeto de análise e ponderação, que obrigaram a uma análise de pormenor de diversas áreas e fizeram emergir pequenos lapsos e questões adicionais entretanto corrigidos.

O documento agora aprovado vai para apreciação da CCDRC, após a qual será presente à Assembleia Municipal para aprovação.

Fonte: STIC/GAP (12-06-2015)
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince