Desfile Solidário – Presépio ao vivo ajuda Misericórdia de Pereira

A Igreja da Misericórdia, em Pereira, foi palco, no dia 23 de dezembro, do Desfile Solidário – Presépio ao Vivo, reunindo dezenas de jovens figurantes.
“Este é mais momento solidário que pretende angariar verbas para o arranjo da nossa igreja. Mais uma vez, Gracinda Marques voltou a demonstrar uma enorme generosidade ao criar e idealizar todos os fatos, proporcionando mais um grande momento cultural para todos nós”, referiu o provedor da Santa Casa da Misericórdia da Vila de Pereira, Adérito Galvão.
“Temos uma candidatura aprovada pela AD ELO para realização de algumas das obras necessárias e para as quais temos também uma comparticipação da Câmara Municipal. Neste sentido, todos os apoios que possamos ter são importantes para ajudar no esforço da preservação do património que é de todos nós”, reforçou.
Visivelmente emocionada, Gracinda Marques, ao referir o trabalho envolvido na preparação do evento, avançou: “Esta igreja da Misericórdia é muito bonita e, apesar de ter demorado muitos dias a idealizar e a preparar este desfile solidário, fico muito feliz por ajudar. Todos os contributos são importantes para apoiar esta causa”.
De igual modo, Rui Santos, adjunto do presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, acompanhado de António Ferreira, presidente da Junta de Freguesia de Pereira, ao destacar “o espírito solidário que se criou ao redor da Santa Casa da Misericórdia da Vila de Pereira”, deixou palavras de agradecimento “a Gracinda Marques, mentora da iniciativa, e a todos que contribuíram para um momento de elevada qualidade cultural e artística”, assim como desejou que a instituição pereirense possa continuar a ser um exemplo de dinamismo e capacidade de trabalho.
A par da representação das tradicionais figuras do presépio e de momentos musicais, o evento apresentou também vestidos com motivos alusivos ao património edificado e gastronómico do concelho (a igreja da Misericórdia, o Castelo de Montemor-o-Velho, as Queijadas de Pereira ou o arroz de lampreia), representações da floresta, de damas antigas, assim como a tricana de Coimbra, o estudante ou as artes e ofícios que eram comuns encontrar na Vila de Pereira (vendedora de flores ou de galinhas).
No final do desfile, a solidariedade continuou em alta com a realização de um leilão feito com as diversas ofertas que muitos populares fizeram questão de brindar a Santa Casa da Misericórdia da Vila de Pereira.