Ex-marinheiros assinalaram 50º aniversário de Incorporação em Montemor-o-Velho

No dia 19 de janeiro, o vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo deu as boas-vindas aos mais de 150 ex-marinheiros e familiares que escolheram o concelho para celebrar o 50º aniversário de incorporação na Armada.
No Salão Nobre dos Paços do Concelho e antes da entrega de lembranças aos participantes, José Veríssimo referiu: “Obrigado por terem escolhido o nosso belo concelho para tão importante comemoração e é um grande orgulho receber-vos. Montemor-o-Velho é um concelho acolhedor, que sabe receber bem e, por isso, desejo-vos um grande dia e espero que regressem mais vezes”.
Com palavras de agradecimento ao Município de Montemor-o-Velho por ter acolhido a iniciativa, numa demonstração “das boas relações que existem em os marinheiros e os municípios”, o Capitão-de-mar-e-guerra Alberto Ova Correia, em representação do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Mendes Calado, referiu: “O Senhor Almirante pediu para transmitir a todos o seu agradecimento pelo honroso convite nesta importante comemoração dos 50 anos da vossa escola e, ao desejar-vos tenham um excelente dia, que sentissem que a Marinha está aqui convosco”.
Ao lembrar que o convívio começou por se realizar em Lisboa e que, com o passar dos anos, o local começou a ser diversificado, Ilídio Travassos, natural de Tentúgal e responsável pela organização do encontro de 2019, esclareceu: “É a única Incorporação (janeiro de 1969) que realiza o convívio anualmente com as 10 Companhias. Não vêm todos, mas é um dia importante para conviver e rever os amigos”.
A par da receção nos Paços do Concelho, o dia festivo, que reuniu participantes de todo o país, contou com uma visita guiada ao Castelo de Montemor-o-Velho, a celebração de uma missa na Igreja de Santa Maria da Alcáçova e um almoço convívio.