Montemor assinala Dia da Árvore

Montemor-o-Velho celebrou, esta manhã, o Dia Mundial da Árvore, com a entrega dos medronheiros que os alunos do 6º e 7º ano da Escola Básica e Secundária de Montemor-o-Velho cuidadosamente apadrinharam e acarinharam durante um ano.
Os medronheiros vão ser agora plantados pelo Serviço Municipal de Proteção Civil numa operação de requalificação ambiental dos taludes na entrada da vila de Montemor-o-Velho.
A ação, que teve início a 21 de março de 2018, procurou sensibilizar a população, em especial os mais novos, para a preservação e valorização do ambiente e das espécies autóctones.
“Esta é uma ideia genial que tem de ser replicada. Estamos muito gratos por terem cuidado tão bem destes medronheiros. Daqui a uns anos, serão vocês a recordarem este desafio e vão, certamente, ter orgulho por terem sido responsáveis pelo seu crescimento”, referiu, na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho. Agradecendo ao agrupamento de escolas e aos professores a colaboração e o empenho na iniciativa, Emílio Torrão incentivou os jovens a “terem uma consciência coletiva de preservação da natureza” e sublinhou: "A vossa missão é mudar o rumo das coisas  e estou muito orgulhoso por testemunhar que estão no bom caminho!”
Simbolicamente, foram plantados na escola alguns dos medronheiros apadrinhados pelos alunos, tílias e abetos.
Esta iniciativa está inserida na agenda ambiental do Município que já contou com uma visita de alguns alunos ao Paúl do Taipal e à Torre. Para breve estão previstas ações em sala e a arborização de uma área ardida em 2018.