3º Festival das Sopas animou Formoselha

A comissão de festas em Honra de Santo António, no dia 24 de março, preparou mais uma saborosa viagem gastronómica e levou a efeito o 3º Festival das Sopas de Formoselha, na freguesia de Santo Varão.
“Bastante satisfeito com a adesão” demonstrada, Fernando Figo, presidente da comissão de festas, referiu que a iniciativa “pretendeu preservar a cultura gastronómica local” e, ao mesmo tempo “apresentar algumas novidades, mostrando também a diversidade culinária do país”.
A sopa de torta de panela, de rabo de boi, exemplos da gastronomia local, ou a açorda alentejana, foram algumas das 11 propostas – canja, chícharo, abóbora, grão, à lavrador, da pedra, peixe e caldo verde – apresentadas por 14 particulares e estabelecimentos comerciais e que fizeram as delícias dos mais de 250 comensais que se associaram à iniciativa.
No momento, o dirigente lembrou ainda que o evento “tem também a intenção de angariar verbas para os festejos que se realizam de 14 a 19 de agosto”, assim como para a aquisição do edifício da antiga serração de modo a que possa ser a sede da comissão de festas, mas também um edifício que possa ser usado pelas coletividades e particulares de Formoselha e da freguesia de Santo Varão.
No decorrer da iniciativa, o vereador Décio Matias e o presidente da Junta de Freguesia de Santo Varão, João Girão, fizeram questão de elogiar a importância do evento na promoção da gastronomia do concelho e o dinamismo da comissão de festas em Honra de Santo António na realização de eventos que reforçam a identidade local.