20 anos do CSRC das Faíscas assinalados com homenagem às “padeiras”

No dia 24 de março, o Centro Social, Recreativo e Cultural (CSRC) das Faíscas, na freguesia de Arazede, celebrou 20 anos de serviço à comunidade.
O momento festivo foi comemorado com um participado almoço convívio e com uma sentida homenagem ao trabalho desenvolvido pelas “padeiras” da instituição, tendo sido assinalado com uma peça escultórica colocada à entrada do CSRC das Faíscas.
Ao fazer referência ao contributo das mulheres que fazem, de forma voluntária, o “pão da Ti Capacha” e cuja “dedicação, disponibilidade e responsabilidade” deram um forte contributo para o avanço das obras no CSRC, João Jorge, presidente da instituição, deixou palavras de reconhecimento a todos os que têm colaborado com a instituição, lembrou a primeira direção do centro, tendo prestado uma homenagem póstuma ao primeiro presidente da direção, Manuel Maria de Jesus (Pronto) e a Licínio de Jesus Jorge.
De igual modo, o vereador Décio Matias, acompanhado de Paulo Costa, tesoureiro da Junta de Freguesia de Arazede, saudou o CSRC “pela passagem de mais um aniversário” e pelo “exemplo que dão ao concelho e à região de um associativismo autossustentável e que trabalha para a comunidade”.
No momento, Décio Matias também deixou palavras de reconhecimento a todas as direções, corpos sociais e às “padeiras” do CSRC das Faíscas que, semanalmente, dão mais uma ajuda para o desenvolvimento da instituição.
O CSRC das Faíscas foi fundado a 11 de março de 1999 por Manuel Maria de Jesus (Pronto) – falecido -, José Marques Azenha, José de Oliveira Mendes, Hermínio Ferreira Oliveira Paulino, Licínio de Jesus Jorge – falecido -, José Cardoso de Jesus Pronto, Manuel dos Santos de Jesus e Hermínio Jesus Santos.
A animação ficou a cargo do grupo de concertinas Águias do Mondego, da Granja do Ulmeiro, não tendo faltado uma tarde de jogos tradicionais e baile com Pancinhas.