EIP de Montemor-o-Velho entrou em funcionamento

“A entrada em funcionamento da Equipa de Intervenção Permanente (EIP) no concelho vem reforçar o papel dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho no socorro às populações, contribuindo também para o reforço de meios a nível regional”, avançou o vice-presidente da Câmara Municipal, José Veríssimo, na sessão informal de boas-vindas à EIP dos bombeiros montemorenses, no dia 1 de abril, no quartel sede dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho.
Presente na iniciativa, Carlos Luís Tavares, comandante operacional distrital (CODIS) de Coimbra, da ANPC (Autoridade Nacional de Proteção Civil), referiu: “É uma mais-valia para os bombeiros que passam ter mais 5 operacionais em prontidão num horário em que se verificam carências de voluntários”. “Esta equipa de intervenção só é possível porque o município de Montemor-o-Velho disponibiliza 50% do seu custo, sendo o restante suportado pela ANPC”, reforçou.
De igual modo, o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho (AHBVMV), Nuno Rasteiro, e o comandante dos bombeiros, Joaquim Carraco, congratularam-se pela reposição da EIP no concelho que vai permitir o reforço da força operacional, assegurando profissionalmente a 1ª intervenção, por um período semanal de 40 horas.
Com o início do funcionamento da EIP de Montemor-o-Velho, o distrito de Coimbra passa a ter 19 equipas em 17 municípios. Até ao mês de maio, o distrito de Coimbra vai ter 21 EIP’s.
Recorda-se que o protocolo que permitiu a constituição EIP no concelho foi assinado a 19 de dezembro de 2018, pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, o presidente AHBVMV, Nuno Rasteiro, e o presidente da ANPC, Carlos Mourato Nunes, no Quartel da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Maceira, no distrito de Leiria.
Em Montemor-o-Velho, a EIP é constituída por Rui Couceiro (2º comandante), Rodrigo Nobre (sub-chefe), Diogo Freitas (bombeiro de 2ª classe), Gonçalo Pagaimo (bombeiro de 2ª classe) e Raquel Santos (bombeira de 2ª classe).