“Serei o que me deres...que seja amor” | Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Montemor-o-Velho, à semelhança dos anos anteriores e respondendo ao desafio da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, volta a associar-se à iniciativa Abril - Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude, que vai decorrer durante todo o mês a nível nacional.
Assim, a CPCJ de Montemor-o-Velho, em parceria com a Câmara Municipal, dando voz ao lema escolhido para 2019 – “Serei o que me deres...que seja amor” – marcou o arranque da programação no concelho, no dia 1 de abril, com a colocação de uma faixa vertical na fachada do edifício dos Paços do Concelho.
Na ocasião, Paula Rama, vereadora e presidente da CPCJ de Montemor-o-Velho, referiu: “Este é um ato simbólico que pretende despertar consciências, mas também que sirva para alertar para a problemática dos maus-tratos na infância e na juventude. Espero que, num futuro muito próximo, este seja um assunto sobre o qual deixe de fazer sentido falar-se. Significaria que todos nós teríamos conseguido crescer enquanto sociedade e que teríamos sido capazes de defender aqueles que muitas vezes não têm voz”.
A construção de um Laço Azul Humano, no dia 30 de abril, às 14h, na Praça da República, em Montemor-o-Velho, e os simulacros de Operação STOP, com a colaboração da Escola Segura de Montemor-o-Velho, no dia 2 de abril, nas Meãs do Campo, e no dia 26 de abril, nas Faíscas, na freguesia de Arazede, são algumas das atividades a desenvolver no âmbito das iniciativa “Abril - Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude”.
A par da distribuição de um cartaz alusivo à iniciativa, a ser afixado nas instalações da CPCJ de Montemor-o-Velho, nas Escolas, na Câmara Municipal, no Centro de Saúde e respetivas Extensões, nas Juntas e Uniões de Freguesia, na Segurança Social, nas IPSS’s, nas Associações, nos Bombeiros e na GNR, vão ser também distribuídos flyers e marcadores de livros com a história do laço azul.