“Memórias de um Abril” (Tributo a Salgueiro Maia) em Montemor-o-Velho

Nos dias 26 e 27 de abril, às 21h30, em Montemor-o-Velho, o teatro também celebra o 25 de Abril de 1974, com o espetáculo “Memórias de um Abril” (Tributo a Salgueiro Maia).
Na sequência do desafio lançado ao CITEC – Centro de Iniciação Teatral Esther de Carvalho por Fernando Ramos, presidente da Assembleia Municipal de Montemor-o-Velho, e sob a direção de Deolindo Pessoa, a obra, uma peça original do CITEC baseada partir do livro «Era uma vez o 25 de Abril» de José Fanha e de outros textos, sobe ao palco no TEC – Teatro Esther de Carvalho.
Ao longo de nove quadros, o teatro e a música vão conduzir o público pela história mais recente do país, numa celebração do espírito de Abril.
Um avô e um neto, e as memórias guardadas num sótão são o mote para recordar alguns factos dos anos 60 e 70, como a emigração portuguesa, a guerra colonial e o 25 de Abril de 1974.
“Memórias de um Abril” (Tributo a Salgueiro Maia) conta com a participação de elementos do CITEC e de outros grupos do concelho, assim como com a participação dos Baluarte (arranjos e interpretação), do Coro Polifónico da Associação Filarmónica União Verridense e do Coro Vozes de Montemor.
Recorda-se que a instabilidade climatérica levou a que o espetáculo tenha sido transferido da Praça da República para o TEC – Teatro Esther de Carvalho.

Informação Complementar:
“Memórias de um Abril” (Tributo a Salgueiro Maia)
Criação teatral a partir do livro «Era uma vez o 25 de Abril»
de José Fanha e de outros textos.

Dramaturgia e Encenação: Deolindo L. Pessoa
Interpretação: Alexandre Santos, António Rui Santos, Carlos A. Cunha, Deolindo Pessoa, Diogo Carvalho, F. Capinha Lopes, Joaquim Argel, Joaquim J. Carraco, Judite Maranha, Maria José Costa, Maria São José, Ofélia Mascarenhas, Paula Portugal, Raquel Nobre, Rui Almeida, Rui Couceiro, Sara Pintor e Sílvio Carvalho.
Participação especial: José Fanha
Música (arranjos e interpretação): Baluarte - Sara Travassos e Cláudio Dias (Vozes), Rafael Silva (Viola Amarantina, Viola Beiroa, Guitarra Portuguesa), Jorge Ventura (Acordeão), Tiago Cordeiro (Viola), Vasco Travassos (Percussão).
Coro Polifónico da Associação Filarmónica União Verridense e Coro Vozes de Montemor
Espaço cénico: José Tavares | Figurinos: Ofélia Mascarenhas | Adereços: António Rui Santos, Ofélia Mascarenhas e Vanessa Marques.| Desenho de luz: Guilherme Barbosa | Edição vídeo: Sérgio Gomes | Sonoplastia: A. Leal | Emissão de rádio: Braga da Cruz | Operação de luz: Guilherme Barbosa| Operação de som: Ricardo Santos | Operação de vídeo: Sérgio Gomes | Cartaz: Ana Luísa Ferreira | Fotografia: Jorge Valente | Apoio à Montagem: Câmara
Municipal de Montemor-o-Velho | Produção executiva: António Rui Santos, Diogo Carvalho e Joaquim Argel
Produção: Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e CITEC
Agradecimentos: Hotel Abade João, Gutenberg Artes Gráficas, Centro Beira Mondego.