Cultura e Desporto no arranque das comemorações do Dia da Liberdade

“Hoje vai-se fazer história em Montemor-o-Velho” avançou o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, no início das comemorações do Dia da Liberdade em Montemor-o-Velho, após a cerimónia do hastear da Bandeira ao som do Hino Nacional executado por cerca de uma centena de músicos das quatro centenárias filarmónicas concelhias e antes da estreia da marcha “Nossa Senhora da Vitória”, da autoria de Mauro Pombo, músico da AFUV – Associação Filarmónica União Verridense.
Ao referir que “a marcha vai ficar propriedade das quatro filarmónicas do concelho” e que vai ser tocada nas cerimónias oficiais do município, o presidente da Assembleia Municipal, Fernando Ramos, sublinhou: “Esta é também uma forma de celebrar Abril e de honrar o concelho de Montemor-o-Velho”.
As comemorações do 25 de Abril de 1974, em Montemor-o-Velho, iniciaram-se, assim, com cultura e desporto.
Durante a manhã, centenas de participantes caminharam e pedalaram pelos trilhos do concelho na 2ª Caminhada pela Liberdade, com a opção de um percurso de 6km e outro com 12km, e no 1º Circuito pelas freguesias de bicicleta, tendo-se iniciado com uma largada de pombos na linha de partida, na pista de atletismo de Montemor-o-Velho.
Às 15h, tem lugar, no Salão Nobre dos Paços do Município, a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Comemoração do 45.º Aniversário do 25 de Abril de 1974, com momento musical alusivo à efeméride a cargo da AFUV.

Fique a par da programação para o dia feriado:
09h30 | Praça da República | Hastear da Bandeira ao Som do Hino Nacional executado por músicos das 4 Centenárias Filarmónicas Concelhias
09h40 | Praça da República | Estreia da Marcha “Nossa Senhora da Vitória” executada por músicos das 4 Centenárias Filarmónicas Concelhias
10h00 | Praça da República | 2ª Caminhada pela Liberdade e I Circuito pelas freguesias de bicicleta | Comemorações 25 de abril
13h00 | Almoço na ACDRS de Quinhendros
15h00 | Salão Nobre dos Paços do Município | Sessão Solene da Assembleia Municipal de Comemoração do 45.º Aniversário do 25 de Abril de 1974, com momento musical alusivo à efeméride a cargo da Associação Filarmónica União Verridense
16h00 | Igreja da Misericórdia de Montemor-o-Velho | Espetáculo “Cantar Abril” pelo Grupo de Cantares Arroz aos Molhos do Clube União Musical Recreativo Gatoense
18h00 | Centro Cultural do Seixo | Filarmónica de Instrução e Recreio de Abrunheira