Amieiro venerou S. Tiago

De 17 a 19 de Julho, os Festejos em Honra de S. Tiago animaram o Amieiro, na freguesia de Arazede. Após um ano de interregno, a ACREDA - Associação Cultural, Recreativa, Educativa e Desportiva do Amieiro e um grupo de sócios voltaram a organizar a festa.

No tradicional almoço de confraternização que juntou dezenas de convivas, entidades e muitos amigos da associação, no dia 18 de julho, o vice-presidente da Câmara, José Veríssimo, destacou “o trabalho da associação, nomeadamente a dedicação da direção liderada por Duarte Cunha”.

Ao referir “o muito orgulho” que tem na associação, José Veríssimo sublinhou que “a revitalização dos festejos mostra que as pessoas do Amieiro estão cada vez mais unidas” e reiterou: “Na medida das nossas disponibilidades, a direção da ACREDA pode contar com a colaboração da Câmara Municipal”.

Ao recordar que “tudo o que está feito na ACREDA foi feito sobretudo com ajuda do povo”, Duarte Cunha avançou “que com o apoio da autarquia, o projeto das instalações da ACREDA está em fase de legalização” e revelou: “A direção vai nomear Adérito Gonçalves como sócio honorário da ACREDA por todo apoio dado desde 2003 até este ano”.

No dia 19, os festejos atingiram o seu ponto alto com a missa e procissão em louvor de S. Tiago, padroeiro do Amieiro.

A sentida manifestação de fé reuniu muito fiéis e contou também com a presença do presidente da Câmara, Emílio Torrão, e de elementos do executivo municipal e da junta de Freguesia de Arazede.

Abrilhantada pela banda filarmónica da AMA – Academia Musical Arazedense, a procissão incorporou as imagens de Nª Senhora de Fátima, Santo António, S. João e S. Tiago.

Fonte: STIC/GAP (21-7-2015)
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince