Tentúgal em festa no encerramento das comemorações dos 450 anos da fundação do Convento

O dia 21 de novembro foi de festa em Tentúgal. O encerramento das comemorações dos 450 anos da fundação do Convento Nossa Senhora da Natividade (1565 – 2015) reuniu dezenas de entidades e muitos amigos de Tentúgal.

A sessão solene e a inauguração das obras de recuperação da sala do piso superior, que recebeu o nome padre Hélder Pio, missionário da Fraternidade Jesus Salvador e responsável pela paróquia, foram alguns dos momentos da comemoração.

No momento, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, acompanhado do seu chefe de gabinete, Décio Matias, elogiou “o trabalho desenvolvido pelo padre Hélder”. "Descobriu que a alma de Tentúgal está no convento, marcando de forma muito impressiva as pessoas”, asseverou.

Ao destacar a forma como o padre soube motivar as pessoas para o desenvolvimento do projeto na área da preservação do património, o edil reiterou: “Se em todas as freguesias fosse feito o mesmo que em Tentúgal, provavelmente o património estaria melhor preservado”.

Assim, Emílio Torrão mostrou-se também disponível para ajudar, nomeadamente com apoio técnico e logístico.

O padre Hélder Pio aproveitou o momento para agradecer a ajuda de “todos os que colaboraram nas obras e nas diversas atividades realizadas” e destacou: “Temos aqui um espaço que pode servir para realizar encontros, para receber peregrinos ou aqueles que vêm visitar o convento”.

Com o sentido de dever cumprido e em jeito de despedida – o pároco está há cerca de dois anos e meio em Tentúgal e vai regressar no final do ano ao Brasil para abraçar novos desafios lançados pela Fraternidade – Hélder Pio agradeceu o carinho recebido e lembrou o percurso feito em Tentúgal.

Depois do descerramento da placa de inauguração com a ajuda da dona Amélia, o momento de celebração contou com uma apresentação multimédia da evolução das obras e das atividades realizadas, com a atuação do Coro Litúrgico da Imaculada Conceição e a realização de uma animada ceia de confraternização.

As obras foram realizadas ao longo de sete meses e permitiram reforçar a estrutura do telhado, tratar as paredes, regularizar e pintar o piso e reconstruir a lareira.

Recorde-se que em 2014 já se tinham efetuados arranjos ao coro de baixo e existe a intenção de continuar as obras de arranjo do convento, nomeadamente na parte da Casa Paroquial.