Santo Varão com tradicional Feira de S. Martinho

A Liga de Amigos de Santo Varão (LASV), com o apoio de particulares e associações da localidade, voltou a reconstituir a tradicional Feira de S. Martinho durante o fim-de-semana de 12 e 13 de novembro.
No domingo, dia 13, o chefe de gabinete do Presidente da Câmara, Décio Matias visitou o certame e antes do almoço de confraternização deixou elogios à organização e incentivou a LASV “a continuar a ser um veículo de promoção da cultura, a preservar as tradições e, ao mesmo tempo, promover ações que estimulem o convívio e a confraternização”.
O presidente da Junta de Freguesia de Santo Varão, João Girão, ao reiterar a intenção “de continuar a colaborar com o tecido associativo da freguesia”, sublinhou: “À semelhança do que acontece com o Festival Gastronómico e com a Feira da Freguesia, eu tenho sonho de ver na freguesia apenas uma grande comemoração de S. Martinho. Acredito que as duas festas que se realizam na freguesia se juntassem seria possível dar origem a um certame com maior dimensão, capaz de atrair ainda mais público, podendo vir a ser um evento de referência no concelho e na região”.
À semelhança das anteriores edições e conforme explicou Fátima Tarrafa, presidente da LASV, “o evento tem por objetivo angariar verbas para a recuperação da talha dourada do altar da Igreja Matriz e também para apoiar as associações da localidade”.
A par da animação das barraquinhas ao redor da igreja, a programação da Feira de S. Martinho contou ainda com uma mostra ao vivo das EnTeadas, escola da tecelagem da LACAM – Liga dos Amigos dos Campos do Mondego, no Centro Cultural de Santo Varão.