Montemor já tem Conselho Municipal do Desporto!

No dia 21 de novembro, com a tomada de posse do Conselho Municipal do Desporto, o Município deu mais um passo na construção de uma governação cada vez mais participativa.
“É um momento de especial importância para o concelho porque vem criar um espaço que possibilita também um diálogo e um debate permanentes sobre as orientações de política desportiva entre os agentes desportivos locais e o Município”, esclareceu o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão.
“O Conselho Municipal do Desporto (CMD) é um órgão consultivo e vai funcionar junto do Pelouro do Desporto”, referiu.
Na reunião que juntou os elementos do CMD, José Veríssimo, vereador do Desporto com competências delegadas, assumindo, por isso, a presidência do CMD, lembrou: “Queremos desenvolver uma política desportiva municipal mais participativa, sendo igualmente uma forma de reconhecer o desempenho de excelência, por exemplo, das Juntas e Uniões de Freguesia, Associações Desportivas, Clubes ou Instituições Particulares de Solidariedade Social na área desportiva”.
As reuniões vão ter uma periodicidade semestral e compete ao CMD, por exemplo, emitir pareceres referentes ao desenvolvimento da política desportiva Municipal ou à construção ou ampliação de infraestruturas desportivas necessárias ao desenvolvimento desportivo do concelho, propor a adoção de medidas que conduzam à observância de princípios da ética desportiva, pronunciar-se sobre os projetos municipais relativos a matérias de desenvolvimento desportivo ou propor iniciativas ou eventos desportivos a realizar no âmbito do plano de atividades da Câmara Municipal para esta área ou em áreas de enlace ou tratamento conjunto como a área social, educacional, cultural e ambiental.
Fazem parte do CMD, José Veríssimo (presidente), António Pinheiro (responsável pelo Serviço do Desporto Municipal), representantes das Juntas e Uniões de Freguesia – Victor Monteiro (Junta de Freguesia da Carapinheira) e Joaquim Martinho (Junta de Freguesia de Liceia – suplente), representantes de clubes ou coletividades do Concelho – Vítor Travassos, do Clube Desportivo Carapinheirense, Daniela Veiga, do Clube Infante Montemor; Vítor Neves, do Grupo Desportivo da Ereira, José Mendes, da AFA - Amigos da Freguesia de Arazede, Telmo Pinão, da Associação Portuguesa de Ciclismo Adaptado e, como membros suplentes, Carlos Gil, do Grupo Desportivo “Os Águias” e Filipe Rodrigues, da “Voar Baixinho” - Associação de Desenvolvimento Desportivo e Cultural de Gatões – e representantes do AEMOV - Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, Aníbal de Oliveira Carvalho e António Joaquim (suplente).