“Castelo Sente” e vai “Viver com os pés na água”

O "Castelo Sente", programação regular do Castelo de Montemor-o-Velho, vai ganhar um novo ímpeto no mês de abril e, à boleia do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, celebrado no dia 18, e do Dia da Liberdade, assinalado a 25 de abril, vai desafiar os visitantes “Viver com os pés na água” e a fazer uma viagem pelo território, pela arte e pelo património natural.

De 18 de abril a 22 de maio, a exposição ao ar livre “Viver com os Pés na Água” acontece no Castelo de Montemor-o-Velho e, tal um rio vai da nascente até à foz, também a mostra fotográfica propõe uma viagem pelo Montemor-o-Velho dos séculos XVIII, XX e XXI e pela sua relação com um dos protagonistas desta história: o Rio Mondego.

Os momentos do quotidiano agitados pela força das cheias ou as tentativas de domar o curso de água são alguns dos temas abordados e que vão revelar um pouco mais de como é que era “Viver com os pés na água”.

A par da exposição, integrada nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, cuja temática de 2022 é o Património e o Clima, vai estar também em exibição, entre 18 abril e 22 de maio, no Posto de Turismo do Castelo, um conjunto de filmagens de Montemor-o-Velho, datadas da primeira metade do século XX e da autoria de Condorcet Mamede.

Figura incontornável da história de Montemor-o-Velho na primeira metade do século XX, Júlio Condorcet de Carvalho Paes Mamede introduziu o cinema como prática cultural na comunidade montemorense. Pela sua lente, vemos hoje um Montemor-o-Velho de outrora, num documentário da vida local e familiar das gentes da vila.

Entre 25 de abril e 1 de maio, o “Castelo Sente” Natureza e a proposta passa por visitar o Castelo e viver a poesia e a natureza com as “Árvores da Liberdade”.

Aliando a celebração do momento marcante da história do país com o património natural do Castelo de Montemor-o-Velho, vão ser penduradas poemas evocativos em algumas árvores, sendo apresentadas também as suas respetivas fichas técnicas de identificação.

“Viver com os pés na água” e as “Árvores da Liberdade” são um convite para (re)descobrir Montemor-o-Velho e, através do “Castelo Sente”, descobrir uma das fortificações mais bonitas do país e os seus espaços repletos de encanto, história e magia.

O castelo de Montemor-o-Velho está aberto diariamente, entre as 10h e as 18h30, estando encerrado no domingo de Páscoa.

A entrada é livre.