Todos Por Todos: 200 participantes caminharam na Carapinheira contra o cancro

Cerca de duas centenas de pessoas participaram hoje, domingo, dia 29 de maio, na caminhada solidária "Todos Por Todos", na freguesia da Carapinheira.
A iniciativa solidária e de voluntariado comunitário, promovida pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), pretendeu contribuir para a promoção de estilos de vida saudável, para a educação e o acesso à informação, bem como para a promoção da ação individual e coletiva na luta contra o cancro.

Agradecendo a presença de todos, o presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira, Vítor Monteiro, referiu que "temos de estar unidos nesta luta que afeta todos nós".

Também Nuno Gonçalves, chefe do Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, deixou palavras "de profundo agradecimento e gratidão pública" aos participantes: "Esta filantropia é muito importante, é um ato muito nobre pois só verdadeiramente unidos conseguiremos sensibilizar todos para esta causa comum."

A representante do Núcleo Regional do Centro da LPCC, Laura Tomé, acrescentou que "estas atividades são muito importantes para chamar a atenção para o cancro e para desmistificar esta doença". Agradecendo o apoio da Junta de Freguesia da Carapinheira, da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e das diversas entidades concelhias que "contribuíram para o sucesso desta caminhada", Laura Tomé destacou ainda "o trabalho e a ação contínua na comunidade ao longo de todo o ano" do Grupo de Voluntariado Comunitário de Montemor-o-Velho.

Após uma animada aula de zumba, que serviu de aquecimento para caminhada, os caminhantes deixaram o Jardim de Nossa Senhora das Dores e visitaram o património religioso da freguesia da Carapinheira e usufruíram das belas paisagens sobre os campos do Mondego. Com cerca de 8 quilómetros, a Rota das Capelas mostrou a Capela de Santo Amaro, a Igreja Matriz, a Capela Santo Cristo, a Capela de São Tomé, a Capela do Espírito Santo, o Fontanário de São João, o Jardim de São Pedro, a Capela de Santo António, no Outeiro, e o Cruzeiro do Alhastro.

Recorde-se que a iniciativa contou com os apoios da Junta de Freguesia da Carapinheira, do Município de Montemor-o-Velho, do Rancho Folclórico da Carapinheira, do Clube Desportivo Carapinheirense, do Centro Social e Paroquial da Carapinheira, do Rotary Clube de Montemor-o-Velho, da delegação da Carapinheira da Cruz Vermelha Portuguesa, da ótica Olhar Cintilante, dos Amigos da Roda, da Loja da Azeiteira, da MagentaProfit, da Boleta Car, de Ariana Simões e Mónica Silva. Diversas entidades e particulares ajudaram a vender camisolas, cujo valor angariado irá reverter a favor do Núcleo Regional do Centro da LPCC, para o apoio ao doente oncológico e sua família.