Castelo Sente | Natureza, Cultura, Economia Local e Teatro

O mês de junho traz muitos motivos extra para visitar o Castelo de Montemor-o-Velho. O “Castelo Sente”, programação cultural regular promovida pelo Município de Montemor-o-Velho, continua a desafiar os/as visitantes a sentir a Natureza, a Cultura, a Economia Local e o Teatro.

Nas Ruínas do Paço Infantas, mesmo em frente ao Posto Municipal de Turismo, o momento “A Cenografia no Teatro” promete ser um ponto de paragem obrigatória para fazer uma fotografia bem teatral.

Entre 1 e 30 de junho, o ‘Trono’ e a ‘Conversadeira’, elementos cénicos de diversas produções teatrais, ficam à disposição dos/as visitantes para apreciar a paisagem e construir novas narrativas.

Também no Posto Municipal de Turismo, o “Castelo Sente” Artesanato e desvenda as saborosas propostas das Bolachinhas da Foz, um projeto de Graça Cavaleiro, residente na freguesia do Seixo de Gatões.

Durante a visita ao Castelo, neste mês de junho, a proposta passa por ficar a saber mais sobre “O Impacto da Plantas Exóticas no Município de Montemor-o-Velho”, com o “Castelo Sente” Natureza.

A exposição pode ser vista junto à Torre do Relógio e vai incidir sobre a temática das plantas invasoras que afetam o concelho de Montemor-o-Velho, destacando-se o jacinto-de-água.

De junho a agosto, sempre aos fins de semana, o “Castelo Sente” Economia Local com o Mercado de Produtos Endógenos.

Na visita ao Castelo, entre as 10h e as 18h, os/as visitantes são desafiados a adquirir os produtos feitos pelos artesãos e produtores locais, sendo uma oportunidade para ficar a conhecer o artesanato, o mel, o azeite e o arroz Carolino do Baixo Mondego.

Aos domingos (12, 19 e 26 de junho), às 17h30, o “Castelo Sente” Teatro com a animação de rua “Jorge Retorna a Montemor | Os Quadros”.

Com encenação de Diogo Carvalho, a fábula histórico-cénica de Armando Nascimento Rosa, levada a efeito pelo Centro de Iniciação Teatral Esther de Carvalho (CITEC), de Montemor-o-Velho, sobe ao Castelo e propõe-se a desvendar alguns dos momentos da peça “Jorge Retorna a Montemor”, a mais recente produção do CITEC.

O Castelo de Montemor-o-Velho está aberto diariamente, entre as 10h e as 18h30.

A entrada é livre.