Montemor-o-Velho no centro da cultura com Conferência Internacional “Cultura, Território e Desenvolvimento”

"O Castelo de Montemor-o-Velho escreve hoje mais uma página da História com a realização da terceira edição da Conferência Internacional Cultura, Território e Desenvolvimento.”

As palavras são do presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, e foram proferidas, esta manhã, no dia 7 de julho, na sessão de abertura Conferência Internacional que decorre até sexta-feira, no Castelo.

"Cercados de História, memórias, lendas e fábulas, e sob o mote abordagens locais para desafios globais, vamos pensar e (re)lançar a Cultura.” Enumerando algumas das ações desenvolvidas no âmbito da estratégia de desenvolvimento do território, Emílio Torrão acrescentou que, sendo a cultura "fundamental para as demais áreas do desenvolvimento económico, social e sustentável”, os atores das políticas públicas têm "a obrigação de responder aos desafios locais e globais, apoiando, revitalizando, estimulando e valorizando a nossa Cultura”.

Na sessão que contou também com as intervenções de Manuela Paixão, diretora dos Serviços de Estratégia, Planeamento e Avaliação de Cultura do GEPAC, e de Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, a diretora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes, revelou que, "com as conclusões que saírem desta conferência e daquelas que já que saíram das duas conferências anteriores, pretende-se elaborar a primeira declaração de princípios de política pública de dimensão regional”, que “vai adotar o nome Declaração de Montemor-o-Velho de Política Sustentáveis de Cultura, por homenagem ao belíssimo concelho de Montemor-o-Velho”.

A 3ª Conferência Internacional “Cultura, Território e Desenvolvimento” está a ser transmitida em streaming – em https://www.facebook.com/CulturadoCentro -, tendo também interpretação em Língua Gestual Portuguesa.