ACREDA e Comissão de Festas retomaram Festejos em Honra de S. Tiago

Nos dias 17, 22, 23 e 24 de julho, as Festas em Honra de S. Tiago regressaram ao Amieiro, na freguesia de Arazede, reunindo muitos amigos, entidades e a comunidade num momento de celebração com um programa pensado para todas as idades.

Um dos momentos altos do programa profano e religioso foi o tradicional almoço de convívio, realizado no sábado, dia 23 de julho, que reuniu dezenas de convivas no local da realização das festas: as instalações da ACREDA - Associação Cultural, Recreativa, Educativa e Desportiva do Amieiro.

No momento e à conversa com elementos da organização dos festejos, a vereadora da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, na companhia do presidente da Junta de Freguesia de Arazede, Paulo Costa, saudou “o exemplo de resiliência e vontade de continuar a trabalhar em prol do Amieiro e da comunidade”, referiu: “É com muita alegria que assistimos ao retomar dos festejos e, neste caso, à realização de um almoço que promove o convívio intergeracional”.

Ao considerar que “os festejos correram muito bem”, Júlio Baía, dirigente da ACREDA, explicou: “Este foi um programa festivo preparado pela ACREDA em parceria com a Comissão de Festas – Isabel Mendes, São Carnaz, Marina Pereira, Vânia Pereira, Júlio Baía, Mário Monteiro, Jorge Mariano, Avelino Ramos e José António – e teve como objetivo retomar as tradições da nossa terra, bem como pretendeu dinamizar as instalações da associação e mostrar que temos um espaço para acolher mais iniciativas no futuro”.

No domingo, último dia dos festejos, o programa religioso encerrou com a missa e a procissão solene que percorreu as principais ruas da localidade, tendo sido abrilhantada pela AMA - Academia Musical Arazedense.

O concerto dos Baluarte, as atuações do grupo musical “Taliband”, do grupo de Dança Fénix Groove, das Marchas Populares do Seixo de Gatões, do Rancho Folclórico Amores Perfeitos (Bebedouro) ou do grupo musical “Elísio Pardal” e a realização do 3º Mercadinho da Bagageira foram outros dos momentos que animaram a edição de 2022 dos Festejos em Honra de S. Tiago.

Fotografias da procissão gentilmente cedidas por André Brites.