Tentúgal mostra Etapas do Ciclo do Linho

Este domingo, dia 9 de outubro, foi dia de celebrar a tradição e de mostrar as etapas do Ciclo do Linho, em Tentúgal. No Largo do Rossio, a Apojovi na sua valência Aposenior - Universidade Sénior de Coimbra, no pólo que dinamiza em Tentúgal (Aposenior III), apresentou ao público como se faz a separação da semente da cápsula (joeirar) e como se malha a fibra do linho.

Presente na iniciativa, a adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Célia Craveiro, saudou a organização “pela concretização de uma iniciativa que mostra às gerações mais novas uma cultura que já esteve muito presente na região”, bem como destacou “a importância de continuar a desenvolver um projeto que une os seniores em torno das suas memórias, contribuindo, por isso, para a promoção um envelhecimento ativo e saudável”.

De igual modo, a presidente da Associação Apojovi, Leonor Castro Nunes, explicou: “a demonstração  pública da operação de joeirar a semente, separando-a da sua cápsula,  seguida da distribuição de sementes  pelo público presente, teve o valor simbólico de dar cumprimento a um dos principais objetivos do (A)linhando: recuperar a cultura do linho no Baixo Mondego, como cultura sustentável  amiga do ambiente e geradora de um leque de produtos cada vez mais variado e mais valorizado."

Recorda-se que o Projeto (A)linhando, promovido pela Associação Apojovi, foi premiado e financiado pelo BPI Rural - La Caixa 2021.