“Castelo Sente” ilustração, literatura, dança, teatro e gastronomia, em novembro

Até 13 de novembro, a ilustração, a literatura, a dança, a gastronomia ou a evocação do outono vão estar em destaque no “Castelo Sente”, programa de dinamização cultural promovido pelo Município de Montemor-o-Velho.

No Posto Municipal de Turismo, Marlene Cavaco, residente na Freguesia de Tentúgal, é a artesã do mês e, através o seu projeto “Golden Wheat”, convida a descobrir produtos naturais e economicamente acessíveis, preparados com matérias-primas amigas do ambiente e 100% biodegradáveis.

Ao evocar as tradições e a mudança da paisagem, a peça do mês é dedicada ao outono.

Nos dias 6, 11 e 12, em colaboração com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, acontece dança, teatro e gastronomia no Castelo de Montemor-o-Velho.

Assim, no dia 6, domingo, às 16h30, realiza-se um espetáculo protagonizado pelo Projeto Kompassos Companhia de Dança de Daya Valerino.

No dia 11, sexta-feira, às 21h30, o Castelo recebe o Projeto Re-ACT Mulheres Intemporais da Região de Coimbra. O espetáculo teatral conta também com a participação de Mickael Salgado.

Estas duas ações realizam-se no âmbito da Coimbra Região de Cultura 2.0 Mulheres e Lugares.

Tendo em vista um maior aprofundamento do conceito, a ação ShowCooking/ Rota dos Mercados, a desenvolver no âmbito Região Europeia da Gastronomia 2021-2022 e prevista para dia 12 de novembro, foi reprogramada para 2023.

Até 13 de novembro, o “Castelo Sente” proporciona ainda a visita a duas exposições que incentivam a conhecer melhor o território. “Viagem Literária Ruben A”, desenvolvida no âmbito do projeto Viagens Literárias da Associação Cultural e Artística Grande Coisa!, desvenda o percurso pelo Mondego, entre Coimbra e Montemor-o-Velho, sempre acompanhado pelos caminhos da escrita. “Roteiro Literário da Vila de Montemor-o-Velho”, desenvolvida em parceria com os Montemor Sketchers, promove a descoberta do património material e imaterial através de diversos “sketches”.

O Castelo de Montemor-o-Velho tem entrada livre e está aberto diariamente, entre as 9h30 e as 17h30.

Informação atualizada a 7/11/2022