Baluarte em noite de festa conquista “Gente Boa”

No dia 8 de abril, os Baluarte voltaram a proporcionar mais uma viagem musical inesquecível ao apresentarem um dos seus sonhos: a gravação de um álbum. A apresentação de “Gente Boa” lotou o Auditório do Museu Municipal Santos Rocha, na Figueira da Foz, numa noite repleta de muitos amigos que reuniram para celebrar a amizade, a música e a cultura.

“Foi uma noite memorável”, avançou a vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, no final do espetáculo e à conversa com elementos dos Baluarte.

“É mais um momento que marca o bonito percurso que os Baluarte têm vindo a fazer de forma consistente. O sentimento é de muita alegria e satisfação e, por isso, só podemos desejar que o futuro lhes continue a sorrir e que possam continuar a levar o nosso território e a sua música cada vez mais longe”, reforçou Diana Andrade.

Numa iniciativa repleta de partilhas e surpresas, a apresentação dos Baluarte contou também com a participação da cantora Ana Laíns e do músico multi-instrumentista Paulo Loureiro.

A formação constituída por Sara Travassos e Cláudio Dias (vozes), Rafael Silva (guitarra), Jorge Ventura (cavaquinho e acordeão), Vasco Travassos (percussão) e Tiago Cordeiro (viola), começou com a indicação, por parte do Município de Montemor-o-Velho, dos intérpretes dos Baluarte para o evento "Música & Muralhas", da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego. Em 2016, o projeto “Caixa de Memórias” chega ao palco e Tiago Cordeiro (produtor e multi-instrumentista) convida dois músicos da EmCantos - Associação de Inovação e Tradições, da Freguesia de Moinhos da Gândara, do concelho da Figueira da Foz, nascendo, assim, os Baluarte.

Desde então, o projeto consolidou-se, conquistou o seu espaço próprio e tem vindo a conquistar cada vez mais público que se deixa encantar pela sonoridade trad-folk, usando instrumentos tradicionais portugueses.