Granfondo Coimbra Region está de regresso dias 17 e 18 de junho com meta ao sprint

Nos dias 17 e 18 de junho, o maior e mais internacional evento de ciclismo para todos realizado em Portugal está de regresso a Montemor-o-Velho e à região de Coimbra.

A 3ª edição do Granfondo – UCI Granfondo World Series Coimbra Region, a única prova da Península Ibérica que pontua e permite o apuramento para o Campeonato do Mundo de Granfondo, vai contar com a presença de cerca de 1600 participantes de 21 nacionalidades.

Montemor-o-Velho volta a ser ponto de partida e de chegada desta surpreendente prova que, ao longo de 142 km, passa por 9 concelhos da região de Coimbra. Mas este ano há uma novidade: com os ciclistas a terminarem a prova ao sprint, na meta localizada no novo Parque Urbano Ribeirinho de Montemor-o-Velho.

No decorrer da apresentação do evento de cicloturismo, no Convento de São Francisco, em Coimbra, no dia 6 de junho, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, congratulou-se pela “afirmação do Granfondo Coimbra Region no panorama nacional e internacional” e, sublinhando a aposta municipal desde o primeiro momento, destacou: “Este projeto pretende afirmar a região como uma referência no desporto e na cultura, em particular no turismo de natureza e de lazer”.

Confiante no sucesso da iniciativa, o autarca montemorense e também presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra reiterou: “é um evento que permite que todos os elementos da família se divirtam” e que “vai trazer à muita gente à região e dinamizar as economias locais”.

Na apresentação da prova aberta à participação de atletas federados e não federados, e que contou, igualmente com as intervenções de Carlos Lopes, vereador da Câmara Municipal de Coimbra, Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, João Cabreira, da Cabreira Solutions, referiu que o Granfondo Coimbra Region “mais do que um evento competitivo, é um evento de turismo ativo”.

Na edição de 2023, o primeiro dia de prova acontece em Coimbra com um contrarrelógio com cerca de 20 km e que vai juntar 360 participantes.
Ainda no dia 17, Montemor-o-Velho é o palco do Granfondinho, que volta a desafiar as crianças a praticar atividade física e a aprender ou a melhorar as suas aptidões em duas rodas.

No domingo, dia 18 de junho, o Granfondo – UCI Granfondo World Series Coimbra Region vai para a estrada e, com partida e chegada a Montemor-o-Velho, os participantes vão percorrer 142 km, passando por Coimbra, Vila Nova de Poiares, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Penela, Condeixa-a-Nova e Soure.

Com uma distância de 104 km e com passagem nos concelhos de Coimbra, Miranda do Corvo, Penela e Condeixa-a-Nova, realiza-se, igualmente, o Mediofondo.

Neste dia, há ainda a possibilidade das famílias e acompanhantes realizarem uma caminhada.