Santo Varão rendido ao Festival das Sopas

Mais de 120 comensais encheram o Centro Beira Mondego (CBM) em Santo Varão e deliciaram-se com as dez saborosas sopas bem características das mesas da região. Preparadas com muito saber, paixão e sabor por membros do Rancho Folclórico do CBM, as sopas de peixe da Maria do Livramento, o caldo verde da Elsa Ferreira, a sopa de feijão com arroz da Ana Cavaco, de grão da Maria Inês, a canja de galinha da Helena Matos, a sopa à lavrador da Isabel Gomes, de castanhas da Rosa Pacheco, à pastor do Pedro Santos, da pedra do Fernando Cavaco e de espinafre do António Esteves foram as protagonistas do V Festival das Sopas - Provas e Comes.
Salientando as "inovações" presentes nesta edição, como a sopa de castanhas ou a de feijão com arroz, Pedro Santos, coordenador do rancho folclórico, destacou a preocupação sempre presente de "buscar o que é tradicional de Santo Varão e do concelho de Montemor-o-Velho". No final do repasto, os doces tradicionais da região, onde se inclui mais uma "inovação, as papas de abóbora", prometem adoçar os paladares e tentar os mais resistentes.
Rendido ao evento que "está cada vez maior e mais saboroso", o presidente da Junta de Freguesia de Santo Varão, João Girão, sublinhou que "é muito gratificante verificar que o festival das sopas já extravasou as fronteiras da freguesia".