Município continua a trabalhar em prol da Igualdade e da Não Discriminação

A primeira fase de implementação do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação (PMIND) 2023-2026 esteve em discussão esta quinta-feira, dia 22 de junho, na reunião de trabalho que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal Afonso Duarte, em Montemor-o-Velho.

Técnicos e dirigentes municipais, elementos da Equipa para a Igualdade na Vida Local, presidentes de Junta e seniores que participaram em ações de informação/sensibilização discutiram e refletiram sobre o trabalho desenvolvido e apresentaram contributos para a próxima fase de execução do PMIND, que se prolonga até 2026.

Na ocasião, a vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, referiu: “Estes encontros são importantes porque promovem uma reflexão sobre a temática da Igualdade e Não Discriminação e ajudam-nos a definir o caminho a seguir nos próximos momentos de implementação do plano municipal”.

“Com este projeto estamos a reforçar a ação que temos vindo a desenvolver ao longo dos anos por forma a chegar à comunidade. A Igualdade e Não Discriminação é uma temática que diz respeito a todos nós. Esta é uma oportunidade para crescer e operar uma mudança enquanto comunidade. Não é só uma questão relacionada com a identidade de género, é uma questão mais ampla em que as diversas formas de preconceito e discriminação abrangem todas as faixas etárias”, reforçou Diana Andrade no decorrer da reunião de trabalho.

Recorda-se que, ainda no âmbito da avaliação do plano, fez parte o preenchimento de questionários pelos conselheiros locais para a igualdade, entidades do sector social, parceiras na execução do Plano, tendo ainda sido auscultados/as trabalhadores/as do Município e a comunidade local sobre a avaliação do plano através de um questionário online.

O PMIND de Montemor-o-Velho está a ser desenvolvido no âmbito da candidatura promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, “Região de Coimbra, com Igualdade”.