Nova Ciclovia Urbana vai ligar o Largo dos Anjos à Ciclovia do Mondego

O Município de Montemor-o-Velho vai avançar com a Ciclovia entre o centro urbano de Montemor-o-Velho e a Ciclovia do Mondego.

Com um investimento de mais de 240 mil euros, a empreitada, que tem um prazo de 150 dias e conta com co-financiamento do Centro 2020, foi esta quinta-feira, dia 3 de agosto, consignada à empresa SoluçãoVida - Engenharia e Sustentabilidade, Lda..

"Este é um investimento em prol da sustentabilidade do território, da mobilidade urbana multimodal e de uma melhor vivência do espaço público", afirmou o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho. Na assinatura do auto de consignação, Emílio Torrão recordou que "o Município de Montemor-o-Velho tem vindo a promover uma política de mobilidade suave, de que são exemplos os troços da Ciclovia do Mondego, no Centro Náutico, a Ciclovia do Parque Ribeirinho e agora esta nova ligação ciclável".

O traçado da nova Ciclovia, paralelo à via automóvel existente e com 1km de extensão, vai desenvolver-se entre o Largo dos Anjos, ponto central e de referência na vila de Montemor-o-Velho, e o Casal Novo do Rio, onde já existe o nó de ligação à ciclovia do Mondego e ao Centro Náutico de Montemor-o-Velho.
A criação desta Ciclovia vai potenciar a conexão com equipamentos como o campus escolar, as piscinas municipais, o centro urbano de Montemor-o-Velho e os diversos serviços localizados na Vila. Também a ligação entre o centro urbano de Montemor-o-Velho, o Centro Náutico e o Parque Ribeirinho sairá reforçada com esta nova ciclovia, garantindo condições de segurança para ciclistas.

Para além da construção de bases de pavimento e pavimentação da ciclovia, serão executados movimentos de terra necessários à construção da plataforma, construção de um passadiço, colocação de sinalização vertical e horizontal e construção de uma bio valeta para drenagem das águas pluviais.