Granfondo World Series Coimbra Region de regresso a Montemor

A quarta edição do UCI Granfondo World Series Coimbra Region volta às estradas do concelho de Montemor-o-Velho e da região de Coimbra nos próximos dias 2 e 3 de março.
O maior e mais internacional evento de ciclismo realizado em Portugal foi hoje apresentado no Centro Náutico, em Montemor-o-Velho.

A única prova da Península Ibérica que pontua e permite o apuramento para o Campeonato do Mundo Gran Fondo da UCI, que se vai realizar em agosto em Copenhaga, "bateu recordes de inscrições", o que, na opinião de João Cabreira, da Cabreira Solutions, demonstra que "esta é uma prova de referência que tem conseguido mais participantes ano após ano".

Aos 1.400 atletas de 23 nacionalidades que lotaram as inscrições da prova, no primeiro fim-de-semana de março juntam-se as famílias e fãs, que vão descobrir o concelho e a região e, assim, dinamizar a economia local.
Destacando a importância estratégica do UCI Granfondo World Series Coimbra Region e o envolvimento do Município de Montemor-o-Velho desde a primeira hora, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão realçou a "dinâmica que se cria em torno da prova e que, cada vez mais, se afirma e mexe com a nossa comunidade. Este é um evento de referência, que irá trazer muita gente à região e, em particular, a Montemor-o-Velho".
Emílio Torrão sublinhou ainda que, para além da prova desportiva de excelência "que tem merecido os maiores elogios por parte dos ciclistas participantes", o Granfondo tem o condão de envolver as famílias e acompanhantes dos atletas, ao promover uma caminhada que "dá a conhecer Montemor-o-Velho" e ao dinamizar o Granfondinho, um evento dirigido aos mais novos e que, de uma forma gratuita e lúdica, ensina a usar a bicicleta, a postura correta, fomentando o gosto pela prática de desporto, em especial do ciclismo.

No momento, Carlos Lopes, vereador da Câmara Municipal de Coimbra, reforçou que para além da importância da competição, "é relevante a capacidade que o Granfondo tem de trazer pessoas à região".

Depois das emoções do contrarrelógio em Coimbra (no sábado, dia 2 de março), Montemor-o-Velho é o ponto de partida e de reencontro desta intensa prova que, no dia 3 de março, vai passar pelas desafiantes estradas de 9 concelhos da região de Coimbra: Montemor-o-Velho, Coimbra, Vila Nova de Poiares, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Penela, Condeixa-a-Nova e Soure. A prova em linha terá duas distâncias, o granfondo com cerca de 148km e o Mediofondo com 106km.
A programação para as famílias acontece no sábado, no Centro Náutico de Montemor-o-Velho, entre as 16h30 e as 18h, com o Granfondinho, e no domingo com a Caminhada para os acompanhantes.

O evento de cicloturismo, aberto à participação de todos os ciclistas, ciclodesportistas e cicloturistas, federados ou não federados, é organizado pela Cabreira Solutions em conjunto com os Municípios de Montemor-o-Velho e de Coimbra, com apoio da Região de Turismo do Centro e da Federação Portuguesa de Ciclismo.