CPCJ recria gesto histórico para alertar para os maus-tratos na infância

Abril é o mês da liberdade, mas também da prevenção dos maus-tratos na infância. Para despertar consciências em relação a esta problemática, a CPCJ de Montemor-o-Velho dinamizou uma ação de rua na Feira Quinzenal de Montemor-o-Velho, marcada pela colocação de laços azuis e folhetos de sensibilização nos automóveis que na manhã de hoje, dia 17 abril, preencheram o Largo da Feira.

Presente na iniciativa dinamizada no âmbito da campanha “Abril – Mês dos Maus Tratos na Infância", a vereadora da Câmara Municipal e presidente da CPCJ de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, frisou que um dos principais objetivos foi “regressar à origem do Movimento Laço Azul e com isso passar a mensagem de que toda a população pode fazer a diferença relativamente à prevenção dos maus-tratos na infância e à proteção dos direitos das crianças”.

Em 1989, nos Estados Unidos, Bonnie W. Finney decidiu colocar uma fita azul na antena do seu carro para demonstrar a sua dor após a perda de dois netos, vítimas de violência. “Com esta iniciativa repetimos um gesto simples, histórico e com um significado profundo, procurando alertar que os maus-tratos na infância são ainda uma realidade e dizer que a solução para inverter este flagelo pode estar em todos e todas nós”, expressou Diana Andrade.

Para além da ação de rua, que contemplou também momentos de interação com a população, a CPCJ estendeu a campanha de sensibilização à colocação de um outdoor numa movimentada rua do concelho, e vai ainda distribuir pulseiras a todas as crianças dos Jardins de Infância e 1º ciclo de Montemor-o-Velho.

Se tem conhecimento de alguma situação que possa colocar uma criança ou jovem em risco, comunique-a à CPCJ: 239 688 060 | cpcjmontemorvelhomail.com