“Castelo Sente”: exposição de arte e oficinas criativas reforçam programa cultural

Nos meses de maio e junho, o “Castelo Sente”, programação regular cultural promovida pelo Município de Montemor-o-Velho, convida a descobrir a exposição “Natureza Morta. Arte Viva”, que reúne as criações de pintura, escultura e cerâmica dos cinco autores do projeto Coletiva EcoDesign - António Pizarro, Diana Tudela, João Girão, Joana Sampaio e Talita Barbosa.

A proposta cultural comtempla ainda a realização de oficinas criativas, nas quais o público pode influenciar a criação de uma peça e contactar com os artistas.

Assim, no dia 1 de maio, na Capela de Santo António, localizada na envolvente sul do Castelo de Montemor-o-Velho, a par da visita à exposição será possível, das 17 às 18 horas, participar na primeira oficina criativa.

Mas a oportunidade de assistir e dar o contributo para a criação de uma peça de arte não fica por aqui. Nos dias 2,3 e 4 de maio, das 11h00 às 12h00 e das 18h00 às 19h00, estão agendados novos momentos de arte colaborativa que prometem proporcionar uma experiência imersiva e multissensorial única.

O Mercado de Produtos Endógenos e a exposição ao ar livre “Viagens na Nossa Terra | Os percursos no Nosso Comboio Turístico”, que desafia à descoberta do património edificado, natural e agrícola do concelho,  são algumas das propostas complementares do programa “Castelo Sente” que convida a viver e a sentir o Castelo, a Vila e o concelho de Montemor-o-Velho.

O castelo de Montemor-o-Velho está aberto de 3ª a domingo, entre as 10h e as 18h30, e  a entrada é livre.

Recorda-se que para visitar a exposição “Natureza Morta. Arte Viva” deve ser solicitada a abertura da Capela previamente no Posto Municipal de Turismo, no interior do Castelo.

Capela de Santo António: (gps) 40.17449, -8.68385

Informação complementar

- Notas biográficas dos autores da exposição “Natureza Morta. Arte Viva”

Diana Tudela

Formada em pintura Decorativa e Restauro na Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva (F.R.E.S.S.) tem como missão e profunda paixão a materialização por tudo o que é natural e ancestral. Guardiã da floresta e artista no encontro com a cortiça e ouro surgiu esta fusão insólita e única destes dois materiais onde conjuga o passado e o presente entrelaçados numa magia inigualável. Resultando a CAurk onde nas suas criações desenvolve esta notável técnica que conta a história da conexão da artista com a natureza.

Talita Barbosa

É uma pintora luso-brasileira formada em Artes Plásticas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em São Paulo. Com um estilo inspirado na pop art e revistas de banda desenhada, a artista produz pinturas com tinta acrílica em canvas 3D, utiliza cores fortes e vibrantes, sempre delineadas por um contorno preciso que traz um contraste marcante entre os elemnetos da obra.⁠ "Acredito que todos nós necessitamos de cores em nossas vidas para enfrentar com entusiasmo o dia a dia".

António Pizarro

António José Montenegro de Araújo Coelho Pizarro, nasceu em Coimbra, a 9 de Fevereiro de 1960, vive em Chaves, Portugal. Licenciado em Artes Plásticas – Pintura, na Escola Superior Artística do Porto (E.S.A.P.). Discípulo de Nadir Afonso. Participou desde 1979 em cerca de 70 exposições individuais e coletivas, Galerias de Arte nacionais e no estrangeiro, Certames e Bienais de Arte em Portugal, Bélgica, Itália, Alemanha e Espanha. Destacando-se a Bienal de Cerveira, Europália na Bélgica, Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Gaia Bienal Internacional de Trás - os - Montes.

Joana Sampaio

Joana Sampaio (1980), licenciada em arquitectura pela Faculdade de Arquitectura , Universidade Técnica de Lisboa apresenta um percurso profissional como arquitecta com mais de 15 anos. Em 2013 segue uma carreira internacional de 7 anos na China e é na cidade de Pequim onde vive e trabalha no atelier RedHouse Chinb sob a direcção dos arquitectos Antonio Ochoa Picardo e Romer Valera que trabalha paralelamente aos projectos arquitectónicos no desenvolvimento de design de produto bem como em projectos de instalações artísticas. Em 2020 regressa a Portugal e desenvolve a marca LXXLstudio estabelecendo uma ligação entre arquitectura, design e arte e criando peças de design artísticas e estabelecendo a sua integração em projectos residenciais bem como para restaurantes, hotéis e espaços comerciais. Entre ser arquitecta, designer ou artista considera-se como uma criativa que une diversas influências estéticas e estilos para criar espaços artísticos memoráveis. Vive em Lisboa e tem o seu atelier em Carcavelos, no concelho de Cascais.

João Girão

É um conservador e restaurador de obras de arte, com formação científica e experiência ao longo de 25 anos. Na sequência de um projecto agrícola senti o meu lado sensível à natureza. Nasce o atelier João Girão para criar uma simbiose perfeita com a natureza. Desenvolvemos as técnicas manuais e recriamos uma natureza morta em arte viva.