“O Festival do Arroz e da Lampreia foi um tremendo sucesso!”

“O Festival do Arroz e da Lampreia (FAL) foi um tremendo sucesso!”, garantiu o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, no encerramento do delicioso certame gastronómico que decorreu em 16 e 27 de março em Montemor-o-Velho.
Ao dar os parabéns à comissão organizadora do FAL, o autarca montemorense foi mais longe e concretizou: “Não tenho qualquer dúvida que foi a melhor edição deste mandato”.
Emílio Torrão fez referência “aos melhores elogios” que tem recebido acerca do FAL e, sublinhou: “Hoje estamos mais confiantes do que nunca de que este é um evento de grande impacto na região e até no país. Estou muito orgulhoso da equipa de trabalho que organizou o FAL. A virtude da comissão é envolver as pessoas da Câmara Municipal neste evento que é um certame que é de todos nós, tal como o é a Feira do Ano – Festas Concelhias, por isso este é um trabalho fica para os outros, ou seja, não fica na cabeça de alguns, fica na própria estrutura da Câmara”.
“É sempre possível melhorar, mas não há dúvidas de que o melhorar significa crescer. Hoje já sentimos a vontade inequívoca de que o FAL para o ano vai ter que crescer e vai ter que oferecer coisas novas. Nós já estamos a trabalhar nesse figurino e vamos tentar oferecer mais às pessoas porque este festival tem pernas para andar e para crescer”, concluiu.
José Veríssimo, que presidiu à comissão organizadora, não teve dúvidas: “O principal objetivo foi cumprido. Quisemos e conseguimos envolver e fazer sentir a toda a Câmara que este é um evento de todos”.
Para o Vice-presidente, o FAL foi “um êxito e, mais importante que isso, criaram-se ótimas condições ficam para se seja possível melhorar todos os anos”.
As tasquinhas participantes foram unânimes e ao referirem que “é sempre possível fazer melhorias”, a edição de 2017 fica marcada pela realização de uma velha aspiração. O espaço de sala foi aumentado e as tasquinhas ganharam uma tenda secundária para a colocação das cozinhas.
Para a história da edição de 2017 fica a mais de meia centena de momentos de animação proporcionados pela riqueza do tecido associativo do concelho, a sempre excelente gastronomia apresentada pelas Tasquinhas da Casa do Povo de Abrunheira, da Casa do Povo de Arazede, do Centro Beira Mondego e do Grupo Folclórico da Ereira, os momentos dedicados à cozinha ao vivo, os eventos desportivos, as manifestações artísticas e de que é exemplo o Mostrar’Arte - que vai oferecer três telas pintadas ao vivo durante o certame à BMAD – Biblioteca Municipal Afonso Duarte -, a sessão de Apresentação do PIER – Parque Agrícola de Arazede, o seminário “Alterações Climáticas, bem como a foi preparado um espaço infantil (Morlândia) e área de pinturas faciais, de uma zona exclusiva de bares, uma mostra de artesanato do concelho, postos de venda do Arroz Carolino produzido no Baixo Mondego e uma área de doçaria regional e conventual.
No domingo, dia 26, a programação começou com a cozinha ao vivo, pela Casa do Povo da Abrunheira, tendo a animação ficado a cargo da Escola de Dança BWS, do Workshop de Tecelagem pela Liga dos Amigos dos Campos do Mondego, das Dancequi Grupo de Dança da ACDRS de Quinhendros, do Estúdio de Dança Nadine Loureiro do Rancho Folclórico Malmequeres de Reveles, e do Grupo Folclórico da ACDR de Meãs do Campo.
Recorda-se que FAL continua ainda até ao final do mês nos 17 restaurantes aderentes.
Num esforço contínuo de imprimir maior dinâmica à premissa de “Valorizar o que é nosso” e de potenciar a economia local, foi novamente lançado o desafio aos restaurantes concelhios para se associarem aos valores do Festival. Assim, os restaurantes aderentes transformam o mês de março no mês do Arroz e da Lampreia em Montemor-o-Velho.

RESTAURANTES ADERENTES | MÊS DE MARÇO

O POÇO | Meco, Arazede | 239 067 459