CCDRC visita Montemor-o-Velho no Dia da Europa

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), liderada pela sua presidente, Isabel Damasceno, esteve ontem, Dia da Europa, em Montemor-o-Velho a verificar in loco algumas intervenções municipais que contam com cofinanciamento europeu.

A visita marcou o arranque do programa “Os Fundos Europeus não são invisíveis”, dinamizada pela Autoridade de Gestão do Programa Regional do Centro (2030). Esta iniciativa, salientou Isabel Damasceno, pretende mostrar “aquilo que de muito bom se faz na região com a intervenção direta dos Municípios, que são os agentes principais no aproveitamento dos Fundos Comunitários, sobretudo na área da cultura”. “Montemor-o-Velho por si mesmo já é um património e entendemos que era um bom princípio começar aqui no Dia da Europa”, acrescentou a presidente da CCDRC depois de assistir à “belíssima requalificação” do Convento de Nossa Senhora dos Anjos, de descobrir o Parque Ribeirinho ou o projeto de visitação controlada de birdwatching no Paul do Taipal.

O Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, acompanhado por vereadores e dirigentes municipais, foi o anfitrião ao longo de um périplo que começou no renovado Convento de Nossa Senhora dos Anjos, numa visita aberta também ao público. “É muito importante mostrar à entidade que gere os fundos comunitários, neste caso a CCDRC, o trabalho que temos feito”, assinalou Emílio Torrão.

A comitiva visitou ainda as obras que vão dar nova vida ao Edifício Letra, o Centro Interpretativo de Montemor-o-Velho e a empreitada para o novo balcão de atendimento do Município (front office). Um abrangente conjunto de intervenções que, frisou Emílio Torrão, demonstra que “a Câmara de Montemor-o-Velho é neste momento uma entidade credível, que executa bem, com qualidade.” O edil acrescentou ainda que “este é o resultado do trabalho de todos, vereadores, gabinete, dirigentes e colaboradores da câmara: uma equipa única a trabalhar em prol de um Montemor diferente, de um Montemor em grande”.

Inserida no programa desta visita, decorreu ainda, no Salão Nobre da Câmara Municipal, a apresentação do projeto do novo espaço museológico do Convento dos Anjos, na qual Isabel Damasceno teve oportunidade de folhear a primeira edição da obra “Peregrinação”, escrita por Fernão Mendes Pinto e que integra o espólio Municipal, depois de, momentos antes, o presidente da Câmara Municipal lhe ter apresentado o Grupo Escultórico erguido junto ao Convento de Nossa Senhora dos Anjos, em homenagem a um dos autores mais traduzidos e conhecidos no mundo nascido em Montemor-o-Velho.

Informação complementar

Plano de Ação para a Regeneração Urbana de Montemor-o-Velho – PARU 1 – Parque Urbano Ribeirinho - fase1

Custo total elegível: 1.488.934,69€

Apoio financeiro da União Europeia - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional: 1.265.594,49 €