Canoagem – Taça de Portugal | Floriano Jesus vence na categoria de KL1

O arranque da época da canoagem, em provas de velocidade, fez-se no fim-de-semana de 22 e 23 de abril no Centro Náutico de Montemor-o-Velho. A Taça de Portugal de Velocidade trouxe cerca de seis centenas de atletas e muito público a Montemor-o-Velho.
Se a nível nacional o destaque vai para o Clube Náutico de Ponte de Lima, que, à semelhança dos anos anteriores, voltou a vencer a Taça Nacional de Velocidade, a nível concelhio o destaque vai para Floriano Jesus, do Clube Infante de Montemor, que, em paracanoagem, venceu na categoria de KL1.
“Muito contente com o resultado obtido”, o atual campeão nacional em título, referiu: “Esta vitória da prova na Taça de Portugal representa o esforço e o muito trabalho neste início de época, mas quero continuar a melhorar os tempos”.
Ao fazer um balanço positivo da Taça de Portugal de Velocidade, o presidente da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), Vítor Félix, sublinhou: “É a primeira prova de velocidade de 2017 e também do ciclo olímpico de Tóquio – 2020, pelo que o programa das provas está já adaptado ao novo programa olímpico”.
Na iniciativa que contou também com a presença de José Lourenço, presidente do Comité Paralímpico de Portugal, o dirigente da FPC lembrou ainda que “estiveram em prova os melhores atletas nacionais” e reforçou: “Esta prova serve também de Seletiva Nacional para as seleções que se começam já a preparar para o primeiro grande momento competitivo internacional que é a Taça do Mundo. A prova vai realizar-se no Centro Náutico de Montemor-o-Velho entre os dias 19 e 21 de maio”.
De igual modo, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, acompanhado do vice-presidente, José Veríssimo, congratulou-se “pelo elevado número de espetadores e de atletas” e destacou: “Uma vez mais refiro a boa organização da FPC, bem como a boa articulação existente com a Câmara Municipal”.
“Em maio, o Centro Náutico volta a receber uma competição internacional e, por isso, deixo um convite para virem visitar o Centro Náutico, o concelho e ver ao vivo os melhores atletas da modalidade da canoagem”, reforçou.
A Taça de Portugal de Velocidade reuniu cerca de 60 clubes, tendo sido realizadas 206 regatas.
Durante a tarde, realizou-se, pela primeira vez, o Campeonato Nacional Universitário de Canoagem.
A prova foi organizada pela Federação Académica do Desporto Universitário, em parceira com a Universidade de Coimbra, e teve a participação de 13 Universidades e Institutos.

Saiba mais em: www.fpcanoagem.pt