Em Montemor-o-Velho, o Dia Internacional do Idoso foi assinalado com uma animada sessão dedicada à importância das emoções e pensamentos felizes.
 
Perante os cerca de 250 seniores portadores do Cartão Montemor Senior presentes no Centro Náutico, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, sublinhou: “É com muito gosto que vos recebemos e é muito importante reaprender a sorrir e a levar a vida com otimismo”.
 
Ao reiterar “o empenho em proporcionar atividades diferentes, dinâmicas e interativas”, Emílio Torrão frisou: “Fazemos tudo para que sorriam ainda mais e tenham um envelhecimento ativo e com qualidade de vida. Hoje é mais um dia feliz!”.
 
Ao longo da sessão dinamizada pelo Clube do Optimismo, foram trabalhadas, de forma divertida, as temáticas da reprogramação cognitiva e da psicologia positiva.
 
Sempre com muitos sorrisos e boa-disposição, os seniores ficaram a saber que, “para chegar aos 100 e mais além”, é importante rir, aproveitar o momento e conviver. No final, houve ainda tempo para apreciar uma das maravilhas do concelho: o arroz doce feito com Arroz Carolino do Baixo Mondego.
 
Recorda-se que o Cartão Montemor Sénior, promovido pelo Município de Montemor-o-Velho, é gratuito e dá acesso a programas ou atividades desenvolvidas pela autarquia, bem como a condições vantajosas em bens e serviços prestados por vários agentes comerciais do concelho.
O Município de Montemor-o-Velho foi distinguido com uma menção honrosa do prémio “Viver em Igualdade”, esta quinta-feira, dia 20 de outubro. Realizada pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), a cerimónia para o biénio 2022-2023 realizou-se em Guimarães, e reconheceu os municípios com boas práticas no que diz respeito à igualdade de género, cidadania e não discriminação.

Para a vereadora da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, “esta menção honrosa orgulha-nos bastante e é o reconhecimento de um caminho que estamos a desenvolver em prol de uma comunidade que se quer cada vez mais justa e com igualdade de oportunidades. É, ao mesmo tempo, um incentivo e um estímulo para, enquanto Município, continuarmos a trabalhar para combater, entre outros, as diversas formas de violência e discriminação”.
“Um meio familiar desfavorecido, o nascer-se mulher ou a cor da pele não têm que se constituir como um impedimento ao desenvolvimento e ao crescimento pessoais. Quer seja em ações do Município ou com um trabalho desenvolvido em parceria, “Viver em Igualdade” é um propósito que não se esgota no galardão atribuído pela CIG, mas é uma forma de atuar, de viver e sentir a comunidade”, reforçou, à margem da cerimónia, Diana Andrade.
 
Recorda-se que o Prémio Viver em Igualdade se realiza desde 2012 no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação (ENIND) – Portugal + Igual, tendo, na presente edição, distinguido 34 autarquias.
A cerimónia contou com a presença da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues e da Presidente da CIG, Sandra Ribeiro, e com representantes das Autarquias premiadas.

Informa-se que o atendimento dos Serviços de Ação Social e do GIP - Gabinete de Inserção Profissional da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho passou a realizar-se no edifício da Biblioteca Municipal Afonso Duarte, sito na Rua Conselheiro Doutor João de Alarcão, 3140-253 Montemor-o-Velho.

 

Horário de Atendimento: 9h-12h30 e 14h-17h30

Contactos: 239 687 300 | 930 409 584

12 seniores da União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca concluíram, esta segunda-feira, dia 30 de maio, mais um ciclo de sessões do projeto VirtuALL.
Com recurso a diversa tecnologia, desde realidade aumentada a realidade virtual, os seniores travaram o envelhecimento ao exercitarem o corpo e a mente com novas experiências e desafios.
 
Durante as cinco sessões que decorreram na sala multiusos do Parque Dr. António Joaquim Simões, na Abrunheira, e de uma forma lúdica, os 12 participantes no projeto VirtuALL, melhoraram as suas respostas cognitivas ao mesmo tempo que tomaram contacto com a tecnologia. Para além de dançarem com um robot, com a ajuda de uns óculos de realidade virtual, os seniores treinaram a postura, o equilíbrio e outras aptidões motoras e cognitivas com o PEPE (Portable Exergame for Elderly People), uma tecnologia portuguesa.
 
O projeto VirtuALL é coordenado pela AD ELO, conta com a parceria dos municípios (Investidores Sociais) da sua área de influência (Cantanhede, Montemor-o-Velho, Mealhada, Penacova, Figueira da Foz e Mira) e, no concelho de Montemor-o-Velho, o ciclo de sessões vai continuar o seu périplo, por forma a acontecer em todas as Freguesias e Uniões de Freguesias do concelho.
 
Recorda-se que o VirtuALL iniciou a sua atividade em 2019 e é cofinanciado pela União Europeia, através do Fundo Social Europeu, no âmbito de uma candidatura efetuada ao Portugal Inovação Social.
 
Para saber mais informações sobre as próximas sessões VirtuALL ou sobre as atividades do programa municipal Seniores em Movimento, os munícipes interessados devem contactar os serviços de Ação Social da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, através dos telefones 239 687 300 ou 930 409 584.

Para assinalar o Dia Nacional da Reabilitação Respiratória, o Município de Montemor-o-Velho divulga o Manual de Atividades Físicas Adaptadas para Pessoas com Doença Respiratória Crónica, produzido no âmbito do projeto CENTR(AR): pulmões em andamento, a decorrer no concelho, e que resulta de parceria com a Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro.


O CENTR(AR) é um projeto que combate a inatividade física e o isolamento social das pessoas com doença respiratória crónica, estabelecendo uma articulação entre o Município e os serviços de saúde, permitindo o acesso à reabilitação respiratória e integrando as pessoas na comunidade.


O projeto pretende ainda alertar e sensibilizar a comunidade e os profissionais de saúde e do desporto para a importância das doenças respiratórias crónicas (DRC), desenvolver e implementar a reabilitação respiratória comunitária com as equipas de saúde e nas infraestruturas comunitárias (centros de saúde), e disponibilizar um conjunto de atividades físicas municipais já existentes para que as pessoas com DRC possam, também, integrá-las. 


Neste sentido, foram dinamizadas ações de capacitação destinadas aos profissionais de desporto do Município, no sentido de proporcionar conhecimentos teóricos e competências práticas, de forma a incluir as pessoas com doença respiratória crónica nas diferentes atividades físicas que decorrem na comunidade, como é o caso do programa Seniores em Movimento.

Paralelamente, 20 munícipes com doenças respiratórias crónicas participaram no programa de Reabilitação Respiratória. Durante 3 meses, em sessões com cerca de 2 horas, os participantes trabalharam dinâmicas de fisioterapia respiratória e psicoeducativas, nas quais foram abordadas questões relativas às doenças respiratórias crónicas e à gestão de sintomas – prevenção e exacerbações, medicação e oxigénio, nutrição, sono, stress, ansiedade e recursos da comunidade.

Desde 12 de abril e até 5 de julho, encontra-se a decorrer um novo ciclo de sessões, nas instalações das Piscinas Municipais, com participação de 12 munícipes identificados pelos Serviços de Saúde.

A prática de atividade física é fundamental para promover a saúde, as interações sociais e manter os benefícios da reabilitação respiratória em pessoas com doenças respiratórias crónicas. No manual agora disponibilizado, encontram-se descritas as atividades físicas desenvolvidas no Concelho, consideradas como essenciais na adoção de um estilo de vida mais ativo e saudável.

Recorda-se que o projeto “Centr(Ar): Pulmões em Andamento” é desenvolvido pela Universidade de Aveiro-Escola Superior de Saúde, no âmbito da atividade do Laboratório de Investigação e Reabilitação Respiratória (Lab3R), em colaboração com o Centro Hospitalar do Baixo Vouga, a Administração Regional de Saúde do Centro e os Municípios de Aveiro, Estarreja, Oliveira do Bairro e Montemor-o-Velho.
O projeto é apoiado através da iniciativa Portugal Inovação Social, sendo cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, Portugal 2020 e POISE - Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.

 

 

Leia o Manual de Atividades Físicas Adaptadas para Pessoas com Doença Respiratória Crónica aqui.

As manhãs de segunda e quinta-feira são, agora, mais animadas na Portela, graças à implementação do programa municipal "Seniores em Movimento" naquela localidade da freguesia de Tentúgal.
 
Duas vezes por semana o Grupo Cénico e Amador da Portela transforma-se em ginásio para acolher os mais de 20 "atletas" que, para além do equilíbrio, da resistência e da flexibilidade, exercitam ainda a autoestima e a interação social.
 
A atividade física "Viver Saudável" é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. Técnicos especializados do Município percorrem as 11 freguesias do concelho de Montemor-o-Velho, proporcionando aos maiores de 65 anos atividades diversificadas.
O Município de Montemor-o-Velho continua, assim, a promover a qualidade de vida e um envelhecimento cada vez mais ativo.
 
 
Inscrições e informações:
 
Câmara Municipal de Montemor-o-Velho
Telefone: 239 687 300 / 930 409 584
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
 
 
 
Quer participar? Veja abaixo o horário das sessões na sua freguesia e inscreva-se:
 
Arazede | Academia Musical Arazedense | 2ª e 6ª | 9h e 10h
 
Liceia | Parque de Máquinas e Afins | 2ª e 6ª | 16h
 
Meãs do Campo | Casa Paroquial de Meãs do Campo | 2ª e 5ª | 9h e 9h45
 
Seixo de Gatões | Centro Cultural do Seixo de Gatões | 3ª e 6ª | 9h
 
Gatões | Centro Cultural de Gatões | 3ª e 6ª | 10h
 
Portela | Grupo Cénico e Amador da Portela | 2ª e 5ª | 11h
 
Pereira | Pavilhão Gimnodesportivo da ADCR de Pereira | 2ª | 9h e 5ª | 8h45
 
Ereira | Clube Velho | 3ª e 6ª | 9h
 
Reveles | Grupo Recreativo Revelense | 3ª e 6ª | 10h
 
Abrunheira | Sala Multiusos da União de Freguesias | 3ª e 6ª | 11h
 
Casais Velhos | Associação dos Amigos do Casal Minhoto e Casais Velhos | 2ª e 5ª | 15h
 
Carapinheira | Pavilhão das Associações da Carapinheira | 2ª e 5ª | 9h30
 
Tentúgal | Casa do Povo de Tentúgal | 2ª e 5ª | 10h30
 
Formoselha | CRP (Centro de Recreio Popular) de Formoselha | 4ª e 6ª | 9h30 e 10h30
O Município de Montemor-o-Velho está a assinalar o primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos em movimento e com toda a segurança.
Na manhã deste domingo, vários grupos de avós e netos partiram à descoberta da freguesia de Arazede com uma caminhada organizada no âmbito do Programa Seniores em Movimento. No final, para além de uma manhã de exercício físico e muitas histórias partilhadas, os avós participantes foram surpreendidos com a revista MORÁgil. Reunindo um conjunto de atividades e jogos, a MORÁgil, elaborada pelos serviços da Autarquia, pretende estimular cognitiva e fisicamente os seniores, mantendo-os sempre em movimento.
 
Até 29 de julho, o Município promove um conjunto de caminhadas pelo concelho, acompanhadas por técnicos do Município e garantindo todas as orientações de prevenção da pandemia, como o distanciamento físico e o uso obrigatório de máscara.
 
Dia 26, é a vez do Seixo (com partida às 9h15 no polidesportivo) e Gatões (com partida às 10h na antiga Escola Primária).
Terça-feira, dia 27, as caminhadas acontecem em Formoselha (às 8h30 no Centro Recreio Popular de Formoselha ou no campo de futebol em Montes de Formoselha) e em Pereira (com partida marcada para as 9h15 junto à Capela Nª Senhora do Bom Sucesso) e nos Casais Velhos (às 10h15 junto à Associação dos Amigos dos Casais Velhos e Casal Minhoto).
Dia 28, Ereira (com partida às 8h30 na Associação Cultural Desportiva e Social da Ereira), Liceia (às 15h na Junta de Freguesia) e Reveles (às 9h30 na Associação Revelense) recebem a caminhada.
As caminhadas continuam no dia 29 em Meãs do Campo (às 8h30 no Largo do campo de futebol), na Carapinheira (com partida às 9h30 na Igreja Matriz) e em Tentúgal (às 10h15 na Praça do Rossio).
 
Para participar no programa Seniores em Movimento ou manter a sua mente ágil com a MORÁgil, contactar os serviços de ação social do Município de Montemor-o-Velho através do número 930409584.
 
 
PROGRAMA:
25 de julho:
Arazede |
 
26 de julho:
Seixo | 9:15h | Polidesportivo do Seixo
Gatões I 10h | Antiga Escola Primária
 
27 de julho:
Formoselha I 8:30h | Centro Recreio Popular de Formoselha
Montes de Formoselha I 8:30h | Campo de Futebol
Pereira I 9:15h | Capela Nª Senhora do Bom Sucesso
Casais Velhos I 10:15h | Associação dos Amigos dos Casais Velhos e Casal do Minhoto
 
28 de julho:
Ereira I 8:30h | Associação Cultural Desportiva e Social da Ereira
Liceia I 15h | Junta de freguesia
Reveles I 9:30h | Associação Revelense
 
29 de julho:
Meãs do Campo I 8:30h | Largo do Campo de Futebol
Carapinheira I 9:30h | Igreja Matriz
Tentúgal I 10:15h | Praça do Rossio
Assinala-se, hoje, dia 15 de junho de 2021, o Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa.
 
 
É uma oportunidade para refletir sobre a discriminação etária e acabar com a violência contra idosos e idosas.
 
As pessoas idosas continuam a pensar, sentir, imaginar, sonhar e a viver, com ainda mais histórias para contar, e precisam de ser respeitadas por todos.
 
Não seja cúmplice de um crime! Quebre o silêncio.
Ajudar as pessoas idosas que são vítimas de qualquer tipo de violência, seja ela sob a forma de abusos verbais, emotivos, financeiros e/ou corporais, é um dever de todos.
 
 
Se conhece alguma situação, não seja indiferente e denuncie.
Contacte-nos através do 930 409 584.
A denúncia é anónima.
 
#montemorovelho #mmv #açãosocial #diganãoàviolência #denuncie #idosos #pessoaidosa

Sabia que o Município de Montemor-o-Velho investiu mais de 170 mil euros e apoiou mais de 2.500 munícipes com os programas e as medidas de ação social e de saúde pública em 2020?

 

 

Não se atrase! Termina esta 5ª feira, dia 4 de março, o período de apresentação de candidaturas ao apoio extraordinário às famílias afetadas pela pandemia de Covid-19.

A medida, promovida pelo Município de Montemor-o-Velho, representa um apoio extraordinário de 75 mil euros, no âmbito do Regulamento Municipal de Emergência Social.

Os montantes a atribuir aos beneficiários têm de ser utilizados em bens e serviços efetuados nos estabelecimentos comerciais ou prestadores de serviços do concelho, visando, deste modo, também o apoio e o estímulo à economia local.

 

Consulte os documentos (regulamento e formulário de candidatura) em https://www.cm-montemorvelho.pt/index.php/municipio/comunicacao/item/4797-regulamento-municipal-de-emergencia-social-apoio-extraordinario-abertura-de-candidaturas?fbclid=IwAR1SskUaDHrBfAd423xsC9ouH9mk-kGPWIJGkVNML57cLadiipF9XV6dxuU

Pág. 1 de 5

Saber...