Itens filtrados por data: sexta, 17 novembro 2017

O período crítico do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios foi prolongado até 23 de novembro. Continuam, assim, proibidos o lançamento de foguetes, bem como as queimadas e fogueiras.

 
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Montemor-o-Velho relembra as medidas preventivas para defesa da floresta contra incêndios a vigorar durante a vigência do período crítico.
 
Não é permitido:
Realização de queimadas, de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;
Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.
 
Na realização de trabalhos agrícolas e florestais:
Mantenha as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras;
Abasteça as máquinas a frio e em local com pouca vegetação;
Tenha cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor.
 
Mais informações em www.prociv.pt
Publicado em Notícias
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) informa que, mediante a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), se irá verificar a partir do dia de hoje, e durante os próximos dias, um período de tempo seco e subida de temperatura, para valores acima da média para esta época do ano.
 
Estão, por isso, reunidas condições favoráveis à propagação de incêndios rurais, pelo que é imperioso adequar e ajustar os comportamentos individuais ao risco de incêndio florestal que irá vigorar ao longo dos próximos dias, bem como adotar as medidas cautelares apropriadas com vista a evitar ocorrências associadas a incêndios rurais.
 
A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja superior ao nível ELEVADO, não é permitida a realização de queimadas.
Para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja superior ao nível MUITO ELEVADO, continua a não ser permitido a fumar, fazer lume ou fogueiras, fazer queimadas e lançar foguetes e balões de mecha acesa, além de fumigar ou desinfestar apiários, salvo se os fumigadores estiverem equipados com dispositivos de retenção de faúlhas, e fazer circular tratores, máquinas e veículos de transporte pesados que não tenham extintor, sistema de retenção de faúlhas ou faíscas e tapa-chamas nos tubos de escape ou chaminés.
 
A ANPC sublinha que todos devem respeitar as proibições em vigor e guardar especial atenção à evolução do perigo de incêndio florestal durante os próximos dias nas diferentes regiões do país.
sexta, 17 novembro 2017 12:23

CITEMOR 39º | Festival de Montemor-o-Velho

CITEMOR
39º Festival de Montemor-o-Velho
17 NOV_09 DEZ_2017
Montemor-o-Velho // Coimbra // Figueira da Foz

saiba mais em www.facebook.com/citemor

 
 
Publicado em Agenda Cultural

Saber...