Itens filtrados por data: domingo, 10 setembro 2017
domingo, 10 setembro 2017 21:36

Feira do Ano continua a conquistar público

A Feira do Ano – Festas Concelhias 2017 terminaram sob o signo do sucesso. Entre 2 e 10 de setembro, a sede do concelho recebeu milhares de visitantes e Montemor-o-Velho reforçou a imagem de que é um concelho vibrante e cheio de oportunidades.
No último dia do certame, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, não escondeu a sua satisfação e sublinhou: “As Festas Concelhias de 2017 foram um sucesso absoluto!”
Mostrando-se surpreendido “quanto ao número de participantes nos vários dias”, o autarca montemorense, esclareceu: “Penso que não houve nenhum um dia inferior ao dia com menos visitantes da edição do ano passado. Assim, só posso estar satisfeito e realizado com a Feira do Ano”.
“É evidente que a tradição continua, a que história mostra a Feira do Ano tem um futuro imenso para percorrer e nós só temos que trabalhar o modelo e resolver algumas pequenas questões para que todos possam ficar satisfeitos com o evento e fazer umas Festas Concelhias ainda mais grandiosas”, concluiu.
A Corrida de Touros do Vale do Mondego e a cerimónia de entrega de três telas, com as imagens de Fernando Ramos, Afonso Duarte e Alves Barbosa,  pintadas ao vivo no decorrer do festival do Arroz e da Lampreia à Câmara Municipal, no âmbito do Mostr’Arte 2017 da Casa do Povo da Abrunheira foram alguns dos momentos do dia.
A etnografia, o folclore, as filarmónicas, o fado, música popular, as Juntas de Freguesia, as associações concelhias ou os artesãos locais proporcionaram momentos inesquecíveis, tendo sido pretexto, na companhia de amigos e familiares, para marcar presença numa festa pensada para todos.

Publicado em Notícias

PROGRAMAÇÃO

 

10/set  

domingo

10h30 | Centro Equestre | Passeio Equestre

16h30 | Palco Freguesias em Festa | Arazede      

Ensemble de Saxofones de Arazede

Grupo de Música e Cantares Alegria do Zambujeiro

Grupo de Dança “Traquinas” – Centro Social e Cultural de Bunhosa

17h | Centro Equestre | Corrida de Touros do Vale do Mondego

19h | Palco Freguesias em Festa | Tentúgal          

Grupo de Cantares de Tentúgal

19h30 | Mostr’Arte 2017 | Tasquinha da Casa do Povo da Abrunheira | cerimónia de entrega das telas pintadas ao vivo no decorrer do festival do Arroz e da Lampreia à Câmara Municipal.

21h | Palco DJ | Luca Argel

 

----

 

Horário da Feira do Ano

recinto

sábado | dia 2 | 19h/05h

domingo | dia 3 | 12h/03h

2ª a 4ª | dias 4, 5 e 6 | 19h/03h

5ª | dia 7 | 19h/05h

6ª | dia 8 | feriado municipal | 12h/05h

sábado | dia 9 | 12h/05h

domingo | dia 10 | 12h/03h

 

[Secretariado – contacto – 933 001 787]

 

Áreas

institucional, artesanato concelhio, comércio, industria e serviços, agrícola e automóvel, tasquinhas e rural:

2ª a 5ª > 19h/00h

fins-de-semana e feriado > 12h/00h

 

bares:

3, 4, 5, 6 e 10 > 19h/03h

2, 7, 8 e 9 > 12h/05h

 

Publicado em Agenda Cultural
domingo, 10 setembro 2017 15:31

Monumento ao Cavador inaugurado em Liceia

A freguesia de Liceia está mais bonita e, no dia 10 de setembro, escreveu mais uma página dourada da sua história.
O largo Amílcar Trindade foi requalificado e ganhou um monumento de homenagem ao cavador.
“Esta era uma velha aspiração de Manuel Duque, anterior Presidente de Junta de Freguesia. Quando ele ainda estava vivo, eu dei-lhe garantias de que a sua vontade iria ser cumprida. Por isso, hoje, fica cumprida a sua vontade e honrada a sua memória e o meu compromisso”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão no decorrer da cerimónia de inauguração que reuniu dezenas de leceienses, entidades, vereadores do Executivo Municipal e membros da Assembleia Municipal.
Ao destacar que “Liceia ganhou outra urbanidade e outra dimensão com a requalificação do largo Amílcar Trindade, da qual faz parte o monumento ao cavador”, o autarca montemorense esclareceu ainda que a intervenção, que representa um investimento global de cerca de 70 mil euros, foi idealizada para reduzir a velocidade e, proteger, deste modo, as pessoas.
No momento, com palavras de elogio “à arte e ao empenho” do escultor, Emílio Torrão agradeceu “a paciência que o António Nogueira tem tido com a Câmara Municipal”.
“A obra foi contratualizada há cinco anos, no anterior e Executivo, e agora vai ser paga agora pelo atual Executivo”, frisou.
Muito satisfeito com as intervenções feitas na freguesia, o presidente da Junta de Freguesia de Liceia, Joaquim Martinho, acompanhado dos elementos do seu Executivo, congratulou-se com o novo monumento e referiu: “Este é um símbolo dos gandareses que passaram por aqui com destino a vários destinos”.
Ao deixar palavras de agradecimento a todos que possibilitaram as obras - a de engenharia e a de arte -, Joaquim Martinho reforçou que “o monumento era um sonho do anterior Presidente de Junta” e, por isso, na presença dos familiares de Manuel Duque, pediu que fosse realizado um minuto de silêncio em sua memória.
O monumento ao cavador, tem cerca de três metros de altura e, em conjunto com a base, pesa cerca de sete toneladas e demorou cerca de cinco meses a ser esculpido.

Publicado em Notícias

No dia 10 de setembro, o Castelo de Montemor-o-Velho proporcionou uma viagem pela História, Ciência e Lutas Medievais.
"À Descoberta... do Castelo de Montemor-o-Velho" resultou de uma parceria do Município de Montemor-o-Velho com a Agência de Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas do Mondego (ADCMM) e integrou a programação do Castelo Sente. A iniciativa teve também a colaboração da EPAAAD – Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte, que preparou com os participantes uma infusão feita num forno solar, e contou com uma demonstração de combate medieval, a cargo Liga Portuguesa de Combate Medieval.
As três dezenas de participantes foram recebidos por Ivânia Monteiro, coordenadora técnica da ADCMM, e por Flávio Imperial, arqueólogo da autarquia montemorense, que ao longo da atividade foi desvendando algumas curiosidades sobre o Castelo e respondendo às muitas questões que o grupo foi colocando.
À margem da iniciativa, Ivânia Monteiro esclareceu: “Este ano, a atividade ‘À descoberta’ teve como elemento diferenciador em todas as ações desenvolvidas a participação da Liga Portuguesa de Combate Medieval. Em Montemor-o-Velho, à semelhança dos anos anteriores, continuámos também a ter a participação da EPAAD que prepara sempre uma surpresa de cariz científico para os participantes”.
"À Descoberta... do Castelo de Montemor-o-Velho" e a atividade no Complexo Monumental de Santiago da Guarda, em Ansião, encerraram a atividade “À Descoberta…” que se iniciou no mês de junho e passou por todos espaços dos parceiros da ADCMM – Rede de Castelos e Muralhas do Mondego.
Para a história da atividade fica ainda a presença do patudo Tristão que acompanhou os donos na viagem “À Descoberta …do Castelo de Montemor-o-Velho”. O cão, fez jus ao nome, e comportou-se sempre como um nobre cavaleiro.

Publicado em Notícias

Saber...