Montemor ganhou mural criativo sobre Alterações Climáticas

A partir 29 de novembro, o trabalho de Ye Chenxiang, aluno que frequenta o 2º Ciclo na Escola Básica e Secundária de Montemor-o-Velho, promete surpreender quem passar por uma das principais vias do concelho de Montemor-o-Velho. Na paragem junto ao Pavilhão Municipal, numa tela de quase 10 metros de comprimento por dois de altura, está o resultado de uma banda desenhada que quer colocar pequenos e graúdos a pensar sobre as alterações climáticas.
Ye Chenxiang foi o vencedor do concurso “Vilas Coloridas direcionado ao 2º Ciclo e, na ocasião, apesar da sua timidez, mostrou-se muito feliz por ver a sua ideia sair do papel e ganhar um espaço de destaque.
De igual modo, António Joaquim, diretor do AEMOV – Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, referiu: “Esta é uma temática que é muito trabalhada no agrupamento, sendo transversal aos vários anos e abordada em diversas disciplinas”.
O presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, acompanhado da sua chefe de Gabinete, Diana Andrade, da coordenadora da Unidade de Ambiente, Catarina Costa e de Patrício Santos, da AREAC, fez questão de acompanhar o início da colocação do mural e, ao saudar o vencedor e o trabalho desenvolvido, frisou: “Acreditamos que é fundamental pensar o Ambiente e estimular os mais novos a desenvolverem ideias para melhorar o nosso território. Esta é uma das muitas iniciativas que o Município tem em desenvolvimento, quer seja de modo individual, ou, como é caso, no âmbito de um trabalho feito em rede”.
“O trabalho agora exposto é mais uma forma de mostrarmos que é possível ajudarmos a construir a diferença, a pensarmos mais longe e de que, tal como está impresso no mural, ‘Juntos salvamos o futuro!’”, asseverou, com confiança.
Em relação ao concurso direcionado para o 1º ciclo, foram escolhidos 10 trabalhos que já estão impressos e que foram afixados em caixotes de lixo. Em breve, os desenhos que pretendem alertar a população para a temática das boas práticas ambientais, vão começar a ser distribuídos pelo concelho, mostrando também a criatividade dos mais pequenos.
Recorde-se que “Vilas Coloridas” fez parte do projeto “Educação Ambiental + Aberta na Região Centro” desenvolvido pela AREAC – Agência Regional de Energia e Ambiente do Centro em parceria com os municípios de Montemor-o-Velho e Miranda do Corvo.
A formação em Educação Ambiental, o seminário de Mobilidade Sustentável, debates e o desenvolvimento de folhetos temáticos, a emissão de spots de rádio foram outras componentes do projeto que pretendeu chegar a diversos públicos, nomeadamente alunos, empresários e IPSS’s - Instituições Particulares de Solidariedade Social, trabalhadores das autarquias e público em geral.