Castelo de Montemor-o-Velho com Magia de Rua!

No fim de semana de 5 e 6 de março, a iniciativa Sítios Mágicos termina o seu percurso e, no castelo de Montemor-o-Velho há Magia de Rua para a surpreender os/as participantes.

Depois das duas sessões no sábado, amanhã, domingo, os ilusionistas internacionais Peter Wardell, às 14h30, e Nando Caneca, às 17h, regressam ao castelo para voltar a deslumbrar e fazer sonhar o público presente.

Paralelamente aos espetáculos de magia, a iniciativa conta ainda com a realização de momentos de mediação cultural que desvendam algumas particularidades do monumento ou da história ligada ao local onde de realiza o espetáculo.

No concelho de Montemor-o-Velho, os Sítios Mágicos, levaram diversão e cultura ao castelo, mas também a Pereira, no Celeiro dos Duques de Aveiro, e a Tentúgal, na Praça do Rossio.

A iniciativa começou em abril de 2021 e teve, igualmente, a particularidade de possibilitar que as crianças tivessem um primeiro contacto com esta disciplina artística e aprender na Escola de Magia com os ilusionistas internacionais.

Em setembro e no âmbito do serviço educativo dos Sítios Mágicos, a Gala de Magia Municipal reuniu, no Teatro Esther de Carvalho, os 12 finalistas das turmas da "Escola de Magia" dos municípios de Coimbra, Condeixa-a-Nova e Montemor-o-Velho, tendo que foi uma atividade de aprendizagem que abrangeu mais 80 jovens aprendizes de ilusionismo.

Com direção artística do mágico Luís de Matos, o projeto “Sítios Mágicos” durou cerca de 12 meses, com atividades totalmente gratuitas que incluíram espetáculos de magia, momentos de mediação cultural, escolas de magia e galas finais, nas quais se apresentaram os melhores alunos das várias turmas de magia.

A iniciativa resultou de uma parceria estabelecida entre os municípios de Coimbra, Condeixa-a-Nova e Montemor-o-Velho, foi financiado por fundos europeus e que garantiu uma programação cultural em rede, itinerante e de abrangência intermunicipal, na área das artes performativas.