Ministro do Ambiente e da Ação Climática testemunha que Mondego está mais seguro

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, esteve hoje, dia 4 de maio, em Montemor-o-Velho a acompanhar as obras do plano de intervenções Mondego Mais Seguro.

Na visita à reabilitação do leito e dos diques da margem esquerda do Leito Periférico Direito, ao local da estrutura de drenagem dos campos para o Leito Periférico Direito e à estação elevatória do Foja, Duarte Cordeiro testemunhou uma intervenção que, para o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, "é muito importante para os municípios do Vale do Mondego, para a prática agrícola e para a salvaguarda das pessoas".
Emílio Torrão destacou a relevância da drenagem dos campos para o Leito Periférico Direito, "uma das obras mais importantes para os agricultores e sobretudo para a segurança da população de Montemor-o-Velho e da Ereira".
O autarca montemorense reivindicou ainda uma solução para a obra do pontão da Lavariz, salientando que "a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho está a ter um custo muito elevado mensalmente (com a manutenção da ponte militar) para manter o escoamento do trânsito para os agricultores e para a população".

Na sessão de consignação da empreitada de regularização do Rio Arunca, realizada em Soure, Duarte Cordeiro recordou que, "dois meses depois da cheia de 2019, o Governo aprovou o plano de ação Mondego mais seguro". Apesar da realização de "obras mais estruturais que preparam este território para o futuro", o Ministro revelou que "o nosso trabalho não acaba aqui: no puzzle de adaptação do Vale do Mondego faltam ainda peças decisivas, como as intervenções no Ega, no Pranto e no Ceira".
Duarte Cordeiro deixou ainda palavras aos autarcas da região: "Espero dar continuidade a todo o trabalho de parceria realizado, seja nesta dimensão do plano de ação Mondego Mais Seguro e de todo o trabalho que ainda falta fazer, como também em outras áreas: resíduos, tratamento de águas residuais, energia, floresta, conservação da natureza. Só em conjunto poderemos alcançar os resultados que se esperam e só em conjunto vamos conseguir ultrapassar as expectativas que as populações têm".

Recorde-se que o Plano de Ação Integrado de Intervenções a executar pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) no período entre 2020 e 2023, designado por “Mondego Mais Seguro”, está a ser desenvolvido em três eixos de atuação, e tem um valor total de mais de 35 milhões de euros.