Montemor-o-Velho aprova o Plano Operacional Municipal 2023

O Plano Operacional Municipal (POM) para 2023 foi aprovado, no dia 6 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Montemor-o-Velho, na reunião da Comissão Municipal de Gestão Integrada dos Fogos Rurais.

Ao fazer referência “ao trabalho notório que tem sido feito em Montemor-o-Velho no que concerne à prevenção e ao combate dos incêndios”, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, referiu “a necessidade de sensibilizar” as diversas entidades e instituições para “uma vigilância mais rigorosa”, tendo em conta que os indicadores meteorológicos deixam antever, tal como em 2022, um ano atípico e com variáveis imprevisíveis.

No encontro que contou com as presenças, entre outros, do vereador Décio Matias, de representantes das Juntas e Uniões de Freguesias do concelho, do ICNF, da GNR, dos Bombeiros Voluntários, da CIM Região de Coimbra, da ABMG, da E-Redes e da Associação de Beneficiários da Obra de Fomento Hidroagrícola do Baixo Mondego, o edil montemorense reiterou também a importância de se “reforçar a sensibilização junto dos munícipes na prevenção dos incêndios rurais, nomeadamente nos cuidados a ter durante a realização de queimas e/ou queimadas ou durante o manuseamento de máquinas agrícolas”.

Recorda-se que o POM integra o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) de Montemor-o-Velho 2022-2031, sendo um documento que operacionaliza os meios e recursos de prevenção e combate aos fogos rurais, designadamente ao nível da informação de apoio ao planeamento das ações de vigilância e deteção, na 1ª intervenção e combate ou no rescaldo e vigilância pós-incêndio.